• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Narrativas educacionais quilombolas em programas de pós-graduação na Universidade Federal do Paraná

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - HELENA COITINHO DE OLIVEIRA.pdf (1.238Mb)
    Data
    2021
    Autor
    Oliveira, Helena Coitinho de
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Esta dissertação teve como principal intuito investigar as narrativas de quilombolas ingressos nos programas de pós-graduação da Universidade Federal do Paraná. Alguns estudos mostram a presença, ainda que pouca, de estudantes quilombolas na Universidade, contudo, ao avançar um pouco mais em busca da presença desses sujeitos nos outros níveis de ensino, são poucos os resultados encontrados. No caso desta pesquisa, o primeiro passo foi descobrir quais programas possuíam discentes quilombolas e para isso, o levantamento utilizado foi por via de e-mails enviados para todos os programas de pós-graduação da Universidade, visto que a mesma não possui dados oficiais que contenham essas informações. O resultado obtido foi que dos oitenta e nove programas, apenas três possuíam quilombolas matriculados, contabilizando um total de quatro estudantes. Desses, três são interlocutores desta pesquisa e com as entrevistas realizadas pude compreender como é, para eles, a representação e percepção da universidade e do programa em que está inserido, além de analisar a importância das ações afirmativas para quilombolas nas pósgraduações
     
    Abstract: This dissertation had as its main purpose to investigate the narratives of quilombolas entrance in the undergraduate programs of the Federal University of Paraná (Universidade Federal do Paraná). Some studies show the presence, not an expressive one, of quilombola students at the University, however, it is unlikely to find these individuals in higher levels of educational programs. In the case of this search, the first step was to find out which programs had quilombola students and to this, the survey used was via emails sent to all graduate programs of the University, since it does not have official data containing such information. The result was that of the eighty-nine programs, only three had quilombolas registered accounting for a total of four students. Of this total amount, three are interlocutors of this research and with the interviews conducted understand how, for the interlocutors, the representation and perception of university and the program in which it is inserted, in addition to analyzing the importance of affirmative actions for quilombolas in postgraduate studies.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/80741
    Collections
    • Dissertações [1021]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV