• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Sentidos sobre aprender e ensinar leitura : um olhar para a formação inicial em pedagogia

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - CAMILA DA COSTA LEITE.pdf (5.863Mb)
    Data
    2022
    Autor
    Costa Leite, Camila da
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A leitura enquanto prática cultural de aprendizagem se faz necessária no âmbito escolar e, ainda mais, na formação inicial docente, já que um de seus papéis se envolve na constituição do gosto pela leitura por parte dos/as estudantes. Por esse motivo, esta pesquisa teve por objetivo geral analisar a(s) forma(s) com que a leitura é ensinada nos currículos do curso de Pedagogia presencial, ofertado pela Universidade Federal do Paraná, ressaltando a importância da leitura como elemento de inserção social. Com aportes teóricos e contextualizações de Fischer (2006), Lajolo e Zilberman (2019), Cademartori (2012) e Cosson (2006), que tratam do tema e de sua relevância em sala de aula, esta pesquisa trouxe referências sobre leitura, letramento literário e sua importância na formação inicial docente. Orlandi (2012/2020) e Possenti (2009), que abordam a Análise de Discurso, foram citados e referenciados ao se falar sobre formação do sujeito leitor na escola. A Análise de Discurso de vertente franco-brasileira não foi apenas uma ferramenta de análise, mas forte referencial teórico que auxiliou na compreensão do funcionamento da linguagem. Destacamos, também, a formação inicial docente, o currículo enquanto documento polissêmico e os sentidos constituídos a partir da prática leitora enquanto fruição. A metodologia adotada foi de cunho qualitativo, e os instrumentos metodológicos foram a análise de documentos, para investigação dos currículos do curso de Pedagogia, a partir da qual pudemos realizar um levantamento de dados nos currículos e nos planejamentos de algumas disciplinas, e a entrevista semiestruturada, que tencionou analisar os discursos dos sujeitos da graduação a partir do tema. Realizamos entrevistas com quatro egressos, três estudantes e quatro docentes, e, a partir desses discursos, pudemos observar uma lacuna nos documentos oficiais. Pudemos notar, também, uma polissemia quanto ao sentido do termo "leitura literária" e "assiduidade". Dessa forma, concluiu-se que a partir deste trabalho, outras discussões acerca do tema poderão surgir, a fim de que a leitura possa estar presente nas práticas pedagógicas, na formação inicial docente, enquanto incentivo ao futuro/a professor/a.
     
    Abstract: La lectura como práctica de aprendizaje cultural es necesaria en el ámbito escolar y más aún en la formación inicial del profesorado, ya que este profesor será el responsable por la construcción del sujeto lector en cada uno de sus alumnos. Por este motivo, esta investigación tuvo como objetivo analizar la (s) forma (s) en que se enseña la lectura en el currículo del curso de Pedagogía presencial que ofrece la Universidad Federal de Paraná, enfatizando la importancia de la lectura como un elemento de inclusión social. Con aportes teóricos y contextualizaciones de Fischer (2006), Lajolo y Zilberman (2019), Cademartori (2012) y Cosson (2006), que abordan el tema y su relevancia en la clase, esta investigación he traído referencias sobre lectura, alfabetización literaria y su importancia en la formación inicial del profesorado. Orlandi (2012/2020) y Possenti (2009) son citados y referenciados al hablar de la formación del sujeto lector en la escuela. El Análisis del Discurso de vertiente franco-brasileira no solo será una herramienta de análisis, sino un marco teórico sólido que ayudó a comprender el funcionamiento del lenguaje. Hemos destacado también la formación inicial del profesorado, el currículo como documento polisémico y los significados constituidos a partir de la práctica lectora como fruición. La metodología adoptada fue cualitativa, y los instrumentos metodológicos fueron el análisis documental, para indagar en los planes de estudio de la carrera de Pedagogía, a partir de lo cual pudimos realizar una recolección de datos en los planes de estudio y en los planeamientos de algunas disciplinas, y la entrevista semiestructurada, que pretendía analizar los discursos de sujetos de graduación a partir del tema Hemos realizado entrevistas con cuatro graduados, tres estudiantes y cuatro profesores y de estos pudimos observar una brecha en los documentos oficiales. También podríamos notar una polisemia en cuanto al significado del término "lectura literaria" y "asiduidad". De esta forma, se concluyó que a partir de este trabajo, pueden surgir otras discusiones sobre el tema para que la lectura pueda estar presente en las prácticas pedagógicas, en la formación inicial del profesorado, como incentivo para el futuro docente.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/80759
    Collections
    • Dissertações [1021]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV