Concepções de direitos humanos presentes em produções acadêmicas relacionadas ao ensino de história (2012-2021)
Resumo
Resumo: Esta dissertação teve como foco as pesquisas acadêmicas realizadas no período de 2012 a 2021, em trabalhos brasileiros, que trataram da temática Direitos Humanos no Ensino de História como objetos de estudos. Buscaram-se nos referenciais teóricos, categorias sobre os Direitos Humanos em que os autores das produções em dissertações, teses e artigos, ligados à ciência da história, pautasse na relação do Ensino de História e os Direitos Humanos, ou seja: quais concepções de direitos humanos estão presentes em produções acadêmicas relacionadas ao ensino de história? Foram propostos cinco objetivos: localizar as teses, dissertações e artigos sobre direitos humanos no Ensino de história; conceituar teoricamente os Direitos Humanos; identificar como este conceito está presente na produção acadêmica sobre o Ensino de História; relacionar a partir dos documentos, como tais conceitos estão presentes nas produções, conforme, as categorias dos teóricos; analisar à luz dos conceitos dos Direitos Humanos, concepções presentes nas produções sobre direitos humanos no ensino de história. A dissertação foi dividida em quatro capítulos: Na introdução buscou-se fazer uma breve apresentação do percurso sobre a construção da pesquisa e do pesquisador. O segundo capítulo, remete ao aporte teórico em autores e estudiosos que tratam da temática como André de Carvalho Ramos; Lyn Hunt; Norberto Bobbio e Jörn Rüsen, que abordaram conceitos em relação aos direitos humanos, e que foram categorizados como: formal, material, social, democrático, humanismo, o novo humanismo dentre outros. No terceiro capítulo estão os dados empíricos, centrados em produções sobre direitos humanos e ensino de história expressos nas dissertações, teses e artigos, publicados em periódicos especializados no Brasil; e a fundamentação teórica em elementos metodológicos da análise de conteúdo da autora Maria Laura Puglisi Barbosa Franco. O quarto capítulo trata da estruturação da pesquisa documental e dos caminhos percorridos por meio da análise, das categorizações dos trabalhos pesquisados em plataformas online, conforme as concepções em direitos humanos no ensino de história. Das pesquisas, foram selecionados três trabalhos: 1 (uma) dissertação, 1 (uma) tese e 1 (um) artigo relacionando as concepções dos autores. Nas considerações finais procurou-se apontar para a necessidade de maior produção científica em Direitos Humanos no Ensino de História, na articulação dos conteúdos curriculares com os direitos humanos para que, os historiadores possam por meio da epistemologia à fundamentação em suas práticas de pesquisas, na didática da História, a defesa dos direitos do homem da democracia e da paz. Concluiu-se com sugestões, possibilidades de aprofundamento do problema por hora em tela, aperfeiçoando em outras produções acadêmicas de pesquisa. Abstract: This dissertation focused on academic research carried out from 2012 to 2021, in Brazilian works, which dealt with the theme Human Rights in History Teaching as objects of study. In the theoretical frameworks, categories on Human Rights were sought in which the authors of the productions in dissertations, theses and articles, linked to the science of history, were based on the relationship between History Teaching and Human Rights, that is: which conceptions of rights humans are present in academic productions related to the teaching of history? Five objectives were proposed: to locate theses, dissertations and articles on human rights in History Teaching; theoretically conceptualize human rights; Identify how the concept of Human Rights is present in the academic production on History Teaching; relate from the documents, how these concepts are present in the productions, according to the categories of theorists; to analyze the light of the concepts of Human Rights, concepts present in the productions on human rights in the teaching of history. The dissertation was divided into four chapters. The introduction sought to make a brief presentation of the course on the construction of the research and the researcher. The second chapter refers to the theoretical contribution of authors and scholars who deal with the theme, such as André de Carvalho Ramos; Lyn Hunt; Norberto Bobbio and Jörn Rüsen, who addressed concepts in relation to human rights and which were categorized as: formal, material, social, democratic, humanism and the new humanism, among others. In the third chapter are empirical data, centered on productions on human rights and history teaching expressed in dissertations, theses and articles, published in specialized journals in Brazil; and the theoretical foundation in methodological elements of content analysis by the author Maria Laura Puglisi Barbosa Franco. The fourth chapter deals with the structuring of documentary research and the paths taken through the analysis, the categorizations of the works researched on online platforms, according to the conceptions of human rights in the teaching of history. From the researches, three works were selected: 1 (one) dissertation, 1 (one) thesis and 1 (one) article relating the authors' conceptions. In the final considerations, we sought to point to the need for greater scientific production on Human Rights in History Teaching, in the articulation of curricular contents with human rights so that historians can, through epistemology, provide the basis for their research and pedagogical practices, the defense of human rights, democracy and peace. It was concluded with suggestions, possibilities of deepening the problem per hour on screen, improving in other academic researches productions.
Collections
- Dissertações [1017]