• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Educação e formação de adolescentes-atletas de futebol : um estudo orientado pela perspectiva bioecológica de Urie Bronfenbrenner

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - LEONCIO SANTIAGO.pdf (5.706Mb)
    Data
    2022
    Autor
    Santiago, Leôncio
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O presente trabalho construiu-se como uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório e descritivo, cujo objetivo é compreender como ocorrem os processos educacionais, formativos e o desenvolvimento de adolescentes-atletas de futebol sob a ótica da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano. O Modelo Bioecológico do Desenvolvimento Humano, também denominado Modelo PPCT (Processo-Pessoa- Contexto-Tempo), foi adotado como perspectiva de compreensão do processo de formação de atletas de futebol no Brasil. Foi por meio de entrevistas semiestruturadas, com roteiro previamente elaborado, com questões direcionadas aos processos educacionais, formativos e de desenvolvimento, que se analisou os resultados. A população pesquisada se constitui em uma amostra de 12 indivíduos selecionados intencionalmente: três adolescentes-atletas das categorias Sub 15 e Sub 17; quatro responsáveis, sendo pai e mães; quatro profissionais, sendo duas psicólogas e dois técnicos profissionais do futebol e uma diretora escolar. A metodologia adotada para observação e tratamento dos resultados foi a Análise de Conteúdo de Bardin, organizada em 14 códigos agrupados nas categorias PPCT. Os resultados possibilitaram refletir aspectos referentes aos desafios do início, permanência e profissionalização no futebol; além de compreender as incertezas e dificuldades da trajetória esportiva, e quais seus impactos na formação escolar e em aspectos sociofamiliares. Foi possível, ainda, compreender como instituições em diferentes níveis podem ou deveriam contribuir para a melhoria das estruturas e ambientes da formação de futebolistas no Brasil, bem como incompatibilidades entre a realidade deste processo com os direitos de crianças e adolescentes. A conclusão é que, qualitativamente, a formação esportiva é influenciada por aspectos econômicos, sociais e culturais, na mesma medida em que sua configuração impacta no processo de desenvolvimento humano de adolescentes que, por estarem inseridos no processo de aprendizagem esportiva, vivenciam processos particulares de desenvolvimento, não apenas esportivo, mas pessoal. E mais, de que forma é primordial olhar para a formação esportiva de futebolistas no Brasil sob a perspectiva sistêmica e multiprofissional, reconhecendo-os não apenas como atletas, mas, como adolescentes e, portanto, seres em condição peculiar de desenvolvimento humano.
     
    Abstract: The present study is characterized as a qualitative research with an explorative and descriptive objective, aiming at the understanding of the occurrence of educational and formative processes and the development of soccer teenagers-athletes from the perspective of the Bioecological Model of Human Development. The Bioecological Model of Human Development, also known as PPCT Model (Process-Person-Context- Time), was selected for grasping the formation process of soccer athletes in Brazil. The results were analyzed using semi-structured interviews previously scripted with questions directed at educational, formation and development processes. The sample group consisted of 12 intentionally selected individuals: 3 teenage-athletes of the under 15 and under 17 categories; 4 responsible parents, being a father and mothers; 4 professionals, being 2 psychologists and 2 professional soccer coaches and 1 school principal. The data analysis was made based on the Content Analysis from Bardin, organized in 14 codes grouped in the PPCT categories. The results made possible the observation of aspects referring to the challenges at the start, remaining and professionalization in soccer, as well as understanding the uncertainties and hardships of a sports career and its impacts in school education and socio-family aspects. It was also possible to recognize how different level institutions can or should contribute to the improvement of structures and environment for the development of soccer athletes in Brazil, as well as the inconsistency between the reality of this process with children and teenagers' rights. The conclusion from a qualitative point of view implies that the sports training receives influence by economic, social and cultural aspects in the same way that it influences the human development process of teenagers that, being also in a learning process, experience not only sports but personal development processes. It is also made known that it is paramount to take the development of soccer teenageathletes in Brazil from a systemic and multi-professional approach, recognizing them not only as athletes, but also, as teenagers and, therefore, beings in peculiar human development status.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/80752
    Collections
    • Dissertações [1021]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV