Relação entre a escolaridade, cognição e atividades prazerosas em idosos acima de 80 anos no contexto da pandemia de Covid-19
Resumo
Resumo: As projeções demográficas do Brasil apontam que, nas próximas décadas, a fase do adulto-idoso será a mais longa de todas as fases da vida do ser humano, e que o grupo de pessoas com mais de 80 anos de idade, proporcionalmente, é o que mais cresce. Entender a realidade de cada território, revela-se estratégia essencial para o auxílio no desenho de ações que fortaleçam e incluam o longevo de forma ativa na sociedade. O objetivo foi investigar as relações entre a escolaridade, a cognição e a atividades prazerosas em idosos com mais de 80 anos. O estudo transversal descritivo correlacional levantou dados de 51 idosos longevos de Curitiba, no Paraná, durante a pandemia de COVID-19. Destes, 10 idosos, sendo cinco homens e cinco mulheres, foram escolhidos aleatoriamente para responder as questões qualitativas. Os instrumentos utilizados foram: questionário sociodemográfico e econômico; Telephone Interview for Cognitive Status - TICS-M, em Português, Older Person's Pleasant Events Schedule - OPPES-BR, e questionário de perguntas estruturadas. A análise dos dados contou com uma descrição realizada por meio de medidas de tendência central e de dispersão para variáveis contínuas, e de frequência absoluta e relativa para variáveis categóricas. A normalidade das variáveis contínuas foi testada por análise visual do histograma de dispersão e Teste de Shapiro-Wilk, confirmada por análise de assimetria e curtose. Resultados indicaram distribuição não normal das variáveis, que foram apresentadas em mediana e intervalo interquartílico (IIQ), e foram analisadas por meio de teste não-paramétrico U de Mann-Whitney, Exato de Fisher e associações por correlação de Spearman. Variáveis com correlação significativa foram inseridas para modelo de regressão linear multivariável, feitas por meio do software STATA 14.1 MP. A análise qualitativa foi baseada na técnica de Análise de Conteúdo, de Lawrence Bardin, e na Análise de Similitude e WordCloud, para desenho dos dados, com o software Iramuteq®. Os dados sociodemográficos revelaram uma amostra com mediana de 84 anos de idade, até cinco anos de escolaridade, sendo 70%, do sexo feminino, renda de até dois salários mínimos, da classe C2. A mediana no TICS-M foi de 19 pontos de 39, e a pontuação nas escalas de frequência do OPPES-BR foram de 0,5, para o Fator 1, referente ao domínio de atividades sociais e de competência; 1,6, para o Fator 2, referente às atividades práticas; 0,8, para o Fator 3, de atividades contemplativas, e 0,5, para o Fator 4, das atividades intelectuais. O maior tempo de escolaridade explicou 26% da variação da pontuação do estado cognitivo TICS-M, havendo associação significativa entre a escolaridade, os resultados da avaliação cognitiva e do Fator 4, atividades intelectuais do OPPES-BR; indivíduos mais velhos apresentaram menor pontuação no TICS-M; não houve significância estatística para relação da prática de atividades do Fator 1, 2 e 3 e estado cognitivo. A espiritualidade e a família foram os temas de maior relevância para a motivação de vida dos idosos maiores de 80 anos. Abstract: Demographic projections for Brazil indicate that, in the coming decades, the adult-elderly phase will be the longest of all human life phases, and that the group of people over 80 years of age, proportionally, is the fastest growing. Understanding the reality in each territory is an essential strategy to help design actions that strengthen and socially include the elderly in an active way. The objective of this study was to investigate the relations between schooling, cognition, and pleasant events in elderly adults over 80 years of age. The crosssectional descriptive correlational study gathered data from 51 elderly people in Curitiba, Paraná, during the COVID-19 pandemic. Among these, 10 elders, 5 being men and 5 being women, were chosen at random to answer the qualitative questions. The tools used were: a sociodemographic and economical questionnaire; Telephone Interview for Cognitive Status - TICS-M, in Portuguese, the Older Person's Pleasant Events Schedule - OPPES-BR, and a structured questions questionnaire. Data analysis relied on a description performed by means of central tendency and continuous variable dispersion measuring, and absolute and relative frequency measuring for categorical variables. The normality of continuous variables was tested by visual analysis of the scattering histogram and the Shapiro-Wilk test, confirmed by asymmetry and kurtosis analysis. Results with abnormal distribution, presented in median and interquartile range (IIQ), used non-parametric Mann-Whitney U test, Fisher's exact test and associations by Spearman correlation. Variables with significant correlation were entered for multivariable linear regression modeling, using STATA 14.1 MP software. Qualitative analysis was based on Lawrence Bardin's Content Analysis technique, and on Similarity and WordCloud Analysis, for data design, with the Iramuteq® software. Sociodemographic data revealed a sample with a median age of 84 years, up to five years of schooling, 70% being female, income of up to two minimum wages, in C2 socioeconomical class. The median in the TICS-M was 19 points out of 39, and the scores on the OPPES-BR frequency scales were 0.5 for Factor 1, referring to the domain of social activities and competence; 1.6 for Factor 2, referring to practical activities; 0.8 for Factor 3, regarding contemplative activities and 0.5 for Factor 4, for intellectual activities. Longer schooling periods explained 26% of the variation in the TICS-M cognitive status score, and there was a significant association between education, cognitive assessment results, and Factor 4, intellectual activities of the OPPESBR; older individuals had lower scores on the TICS-M; there was no statistical relevance in the relationship between the practical activities in Factor 1, 2 and 3, and cognitive status. Spirituality and family were the most relevant themes for life motivation for the elderly over 80 years old.
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