Alfabetização matemática na perspectiva montessoriana
Resumo
Resumo: A presente pesquisa teve por meta compreender a alfabetização matemática na obra de Maria Montessori, na intenção de contribuir para a formação inicial e continuada de docentes que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. As inquietações advindas de experiências vividas guiaram para a constituição de uma interrogação diretriz: "o que é isso, a alfabetização matemática na perspectiva montessoriana?", a qual possibilitou vislumbrar o fenômeno alfabetização-matemática-naperspectiva- montessoriana. Desse modo, assume-se como pesquisa de ordem qualitativa, de postura fenomenológica hermenêutica, valendo-se de estudos analíticos-reflexivos de obras dessa autora, como instrumentos de investigação; caracterizando como um trabalho teórico que se dirige à prática. Expõe-se o estudo da biografia de Maria Montessori sob a orientação de seus próprios relatos e autores que se dedicaram a contar sua vida e obra. Com a leitura de boa parte dos livros deixados pela pesquisadora em estudo, três aproximaram-se mais da interrogação diretriz, sendo então selecionados para análises ideográfica e nomotética. A primeira tem por intencionalidade evidenciar o discurso da própria autora, tecendo fios à espiral hermenêutica determinada na presente pesquisa, apresentando aproximações possíveis à temática, por meio de unidades de significado, enxertos hermenêuticos e articulações. Já a análise nomotética buscou por generalizações, estabelecendo ideias nucleares e sínteses que pudessem mostrar como cada ideia se desdobrou em cada uma das obras. Em sucessivas reduções fenomenológicas, o estudo encaminhou e convergiu a três categorias abertas à interpretação que expressam compreensões, estrutura e caracterização do fenômeno: princípios para a alfabetização matemática na perspectiva montessoriana, movimento de compreensões da aritmética e movimento de compreensões da geometria. No vislumbre de tais categorias, estabeleceram-se diálogos com as demais obras de Montessori, com autores da alfabetização matemática, com trabalhos acadêmicos que abordam aspectos da metodologia montessoriana e com autores da fenomenologia. Os caminhos percorridos pela pesquisa se encerram com a evidência de que a alfabetização matemática na perspectiva montessoriana tem indireta representatividade no meio e que seus entendimentos e intencionalidade na Matemática ultrapassam o mero uso de materiais manipuláveis, intentando a incessante busca pela compreensão do mundo-vida das crianças. Abstract: This research aimed to understand the mathematical literacy in Maria Montessori's work, with the intention of contributed to the initial and continuous formation of teachers who teach Mathematics in the early years of elementary school. The concerns arising from lived experiences led to the constitution of a guiding question: "what is this, mathematical literacy in the Montessorian perspective?", Which made it possible to glimpse the phenomenon of mathematical literacy in the Montessorian perspective. Thus, it is assumed as a qualitative research, with a hermeneutic phenomenological posture, making use of analytical-reflexive of this author works', as instruments of investigation; characterizing as a theoretical work that addresses the practice. The study of Maria Montessori's biography is presented under the guidance of her own reports and authors who dedicate to telling her life and work. From the reading of most of the books left by the researcher under study, three most closer to the guiding question, and were then selected for ideographic and nomothetic analysis. The first has is intentionality the highlight the author's own speech, weaving the hermeneutic spiral determined in the present research, presenting possible approximation to the theme through meaning units, hermeneutic grafts and joints. Already the nomothetic analysis sought for generalizations, establishing nuclear ideas and syntheses that could show how each idea unfolded in each of the works. In successive phenomenological reductions, the study forwarded and converged on three categories open to interpretation that express understandings, the structure and characterization of the phenomenon: principles for mathematical literacy in the Montessorian perspective, movement of understandings of arithmetic and movement of understandings of geometry. In the glimpse of these categories, dialogues were established with the other works of Montessori, with authors of mathematical literacy, with academic works that address aspects of Montessorian methodology and with authors of phenomenology. The paths taken by the research end with the evidence that mathematical literacy in the Montessorian perspective has indirect representativeness in the environment and that their understandings and intentionality in mathematics go beyond the mere use of manipulable materials, intent on the incessant search for understanding the life-world of children.
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