Análise de aplicativos móveis de realidade aumentada, virtual e mista à luz da construção do conhecimento químico
Resumo
Resumo: O presente estudo tem como abordagem principal buscar compreender como se dá a proposta de construção do conhecimento químico a partir de aplicativos móveis que utilizam as Realidades Digitais (RD), por meio de uma proposição avaliativa utilizando um modelo heurístico. Para tanto, foram discutidos alguns aspectos que compõem a estrutura desta pesquisa, tais como o uso da Aprendizagem Móvel (AM) no ensino de Química, o desenvolvimento das teorias de compreensão do conhecimento químico e, por fim, fundamentações relacionadas à aplicação das RD, mais explicitamente das Realidades Aumentada (RA), Virtual (RV) e Mista (RM), no contexto educacional. A pesquisa consiste em um estudo qualitativo que, com base em inferências, observações e avaliações, objetivou examinar os dados que foram constituídos a partir de buscas à loja de aplicativos (apps) para o sistema operacional Android, selecionando os apps conforme se enquadravam nos descritores previamente estabelecidos. Os resultados indicaram, primeiramente, que do total das RD analisadas há maior incidência de apps de RA (24 apps) quando comparamos à RV (16 apps) e RM (0 apps) que estão voltados para o ensino de Química. Destes, conforme os critérios de seleção estabelecidos (app gratuito e traduzido em um dos três idiomas usados na pesquisa), foram selecionados 7 apps de RA e 8 apps de RV para análise a partir de um modelo heurístico construído com fundamentação nas teorias dos Níveis de Compreensão do Conhecimento Químico e nas Heurísticas de Usabilidade. Esse modelo foi nomeado como Modelo das Heurísticas Químicas para Aplicativos Móveis (HEUQ) e pode ser utilizado para avaliar aplicativos que utilizem outros tipos de tecnologias para o ensino de Química, e não somente os de RD. A partir da avaliação dos aplicativos, utilizando a experiência de usuário e o modelo proposto, foi possível concluir que, em um panorama geral, a proposta de construção do conhecimento químico em aplicativos móveis que utilizam as RD se dá de maneira 'ferramental', isto é, de maneira a serem uma 'ferramenta complementar' à figura do professor, sendo que nos apps de RA os conceitos químicos se apresentam com maior frequência nos níveis 'submicroscópico' e 'simbólico'; já nos apps de RV, os níveis 'simbólico', 'elemento humano' e 'macroscópico' aparecem com mais frequência. Espera-se que o impacto dos resultados e implicações deste estudo possam auxiliar discentes, docentes e desenvolvedores de apps quanto à análise, o uso e a aproximação das RD no ensino da Química, além de fornecer critérios para auxiliar o processo de construção de aplicativos no campo educacional da Química. Abstract: The present study main approach seeks to understand how the proposal for the construction of chemical knowledge occurs in mobile apps that use Digital Realities (DR), through an evaluative proposition using a heuristic model. Therefore, some aspects that make up the structure of this research were discussed, such as the use of Mobile Learning (ML) in the teaching of Chemistry, the development of theories that are used to understanding the chemical knowledge and, finally, foundations related to the application of DR, more explicitly to Augmented (AR), Virtual (RV) and Mixed Realities (MR), in the educational context. This research consists of a qualitative study that, based on inferences, observations and evaluations, aimed to examine the data that were constituted from searches to the app store of the Android operational system, selecting the apps as they fit in the descriptors previously established. The results indicated, at first, that there is a higher incidence of AR apps (24 apps) when compared to VR (16 apps) and MR (0 apps) of the total of the analyzed RDs that are focused on Chemistry Teaching. Of these, according to the selection criteria (free apps and translated into one of the three languages used in the research), 7 AR apps and 8 VR apps were selected for analysis based on a heuristic model based on the Chemical Knowledge Levels of Understanding and the Usability Heuristics theories. This model was named as the Chemistry Heuristics for Mobile Apps Model (HEUQ) and it can be used to evaluate apps that use other types of technologies for Chemistry Teaching, and not only those that uses DR. From the evaluation of the apps, starting on the user experience and the proposed model, it was possible to conclude that, in a general panorama, the proposal for the construction of chemical knowledge in mobile apps that use DR occurs in a 'tooling' way, in order to be a 'complementary tool' to the figure of the teacher. In AR apps the chemical concepts are presented more frequently at the 'submicroscopic' and 'symbolic' levels; in VR apps, the 'symbolic', 'human element' and 'macroscopic' levels appear more often. It is expected that the impact of the results and implications of this study can assist students, teachers and app developers in the analysis, use and approximation of DR in the Chemistry Teaching, in addition to providing criteria to assist the process of building apps in the educational field of Chemistry.
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