Ações de divulgação científica na abordagem do gênero feminino em museus de ciências : um estudo sobre o "Dia das meninas no MAST" e o "Meninas com ciência"
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Data
2020Autor
Silva, Anelissa Carinne dos Santos
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Resumo: Este estudo dedicou-se à questão da inclusão social de gênero em Museus de Ciências. Procurou compreender os potenciais e impactos de ações destinadas a inclusão social de meninas estudantes do Ensino Fundamental II na Divulgação Científica em Museus de Ciências. Objetivou responder a seguinte questão de pesquisa: Quais potencialidades os projetos "Meninas no Museu" e "Meninas com Ciência" apresentam para o campo da Divulgação Científica em Museus de Ciências na perspectiva da inclusão social de gênero? Esta linha de investigação considera os Museus de Ciências enquanto locais de preservação de memórias, cujos discursos acarretam a legitimação ou silenciamento de determinadas culturas e identidades. Esta perspectiva fundamenta-se na Museologia Social ou Nova Museologia, além da teoria feminista e dos Estudos de Gênero. Ao delimitar o campo de estudo, foram identificadas e escolhidas duas propostas, realizadas pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins e pelo Museu Nacional. A abordagem metodológica utilizou o referencial da Análise de Conteúdo. Também empregou análise semiológica no estudo das imagens e linguagem apresentadas nos cartazes de divulgação destes projetos. Como resultado, verificou-se que os Museus de Ciências ocupam lugar de destaque em ações educativas para inclusão social do gênero feminino ao influenciar individualmente as meninas ou institucionalmente outros espaços museais, pois a análise sugere aspectos positivos nas atividades desenvolvidas por estes projetos no que se relaciona à discussão do protagonismo feminino, bem como na construção da sororidade e em sua repercussão externa às instituições mencionadas. Abstract: This study was dedicated to the issue of social inclusion of gender in Science Museums. It sought to understand the potentials and impacts of actions aimed at the social inclusion of girls students from Elementary School II in Science Dissemination in Science Museums. It aimed to answer the following research question: What potential do the projects "Meninas no Museu" and "Meninas com Ciência" present for the field of Scientific Dissemination in Science Museums according to the perspective of gender social inclusion? This line of investigation considers Science Museums as places for preservation of memory, whose discourses lead to the legitimation or silencing of certain cultures and identities. This perspective is based on Social Museology or New Museology, in addition to feminist theory and Gender Studies. When delimiting the field of study, two proposals were identified and chosen, presented by Museu de Astronomia e Ciências Afins and by Museu Nacional. The methodological approach adopted Content Analysis as framework. Also, semiological analysis was focused on images and language present in promotional posters for these projects. As a result, it was found that Science Museums occupy a prominent place in educational actions for social inclusion of the female gender by individually influencing girls or institutionally affecting other museums, as the analysis suggests positive aspects in the activities performed by these projects related to the discussion of female protagonism, as well as the construction of sorority and its external repercussion to the aforementioned institutions.
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