• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016068P7 Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016068P7 Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Alfabetização matemática : o professor em forma-ação

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - SALETE PEREIRA DE ANDRADE.pdf (2.213Mb)
    Data
    2016
    Autor
    Andrade, Salete Pereira de
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo compreender como a alfabetização matemática se mostra em constituição no movimento de formação pelo professor dos anos iniciais. Assume-se a pesquisa qualitativa na abordagem fenomenológica, com estudos sobre ciclo de alfabetização, alfabetização matemática, bem como o entendimento de docentes sobre alfabetização matemática, explícitos em momentos de formação. Deu-se atenção à política pública educacional para a alfabetização nas escolas brasileiras, visto que encontramos no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa possibilidades de alargarmos entendimento sobre a escola e o ciclo de alfabetização. Expomos um estudo que buscou na literatura compreensões sobre o ciclo de alfabetização, fomos a textos de pesquisadores que estudam o viés histórico da progressão continuada, por esta ideia estar no centro das discussões do ciclo de alfabetização. Na sequência explicitamos significados atribuídos à alfabetização e letramento e mais recentemente a alfabetização matemática. Em síntese, realizamos um estudo analítico reflexivo que teve por meta trazer compreensões sobre formação de professores que ensinam matemática no ciclo de alfabetização. Avançando na compreensão do tema, buscamos, também, "ouvir" o professor no movimento de formação. Para isso foram selecionados dez relatos de experiências produzidos por professores alfabetizadores da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, cursistas do PNAIC,que retratam situações vivenciadas.Os relatos foram analisados fenomenologicamente. Procedeu-se, num primeiro momento, a análise ideográfica com o destaque das ideias individuais nas falas dos depoentes. A análise nomotética revelou características gerais do estudo, expressas em três categorias abertas à interpretação: Ser-professor em forma-ação, aluno no horizonte do ensino e modos de ensinar. Essas categorias, que tratam da estrutura do fenômeno pesquisado, ou seja, Alfabetização-matemática-em-constituiçãomovimento- de-formação-pelo-professor-dos-anos-iniciais, foram interpretadas no diálogo da pesquisadora com o expresso pelos professores e com autores que pesquisam o tema.Finalizando, foi apresentada uma síntese compreensiva do estudo, no qual se evidenciou a necessidade do entendimento da formação continuada como uma forma-ação, onde o compartilhar é elemento essencial, pois pode inspirar novas práticas que solicitam novas ações, num constante movimento de forma-ação.
     
    Abstract: The objective of this study is to understand how the mathematical literacy is constituted in the formation movement performed by the elementary school teacher. Qualitative research with a phenomenological approach is used, with studies on literacy cycle, mathematical literacy, as well as the comprehension of teachers about mathematical literacy, made explicit in formation moments. Attention have been given to the public educational politics for literacy in Brazilian public schools, once the National Pact for the Literacy at the Right Age (PNAIC) brings possibilities to increase the understanding about the school and the literacy cycle. We expose a study that searched the literature for understanding on the literacy cycle, gathering texts of researchers that study the historical aspect of the continuous progression, since this is the central idea in the discussions on the literacy cycle. Afterwards we explain the meanings assigned to literacy and more recently to mathematical literacy. Summing up, we performed an analytical reflexive study aiming to shed light on the formation of teachers that teach mathematics at the literacy cycle. Moving forward in the comprehension of the theme, we also looked to listen to the teacher in the formation movement. To do so, were selected ten experience reports made by literacy teachers from municipal schools in Curitiba that are taking PNAIC courses, portraying experienced situations. The reports were phenomenologically analyzed. The ideographic analysis was performed at a first moment, with emphasis on the individual ideas expressed by the teachers. The nomothetic analysis revealed general study characteristics, expressed in three categories: Teacher under formaction, student at the teaching horizon and teaching methods. Those categories, that refer to the researched phenomenon, that is to say, Mathematic-literacy-inconstitution-movement-of-formation-by-elementary-school-teacher, were interpreted in the researcher dialogue with the expressed by the teachers and authors researching the theme. Lastly, a comprehensive synthesis of the study was presented, where the necessity of the understanding of the continuous formation as a form-action is evident, and sharing is an essential element, since it can inspire new practices that require new actions, in a constant movement of form-action.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/47422
    Collections
    • Dissertações [238]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV