Alfabetização matemática : um ato lúdico
Resumo
Resumo: Esta pesquisa, apresentada sob a forma de um texto dramático, composto de episódios e cenas, versa sobre a Alfabetização Matemática com enfoque no letramento. Esta ação lúdica, envolveu professores e crianças, protagonistas do primeiro ciclo de alfabetização, com propósito de constituir fontes orais sobre o tema. Tais fontes foram construídas a partir de relatos a respeito das relações estabelecidas com a Matemática pelos professores na infância, na formação acadêmica e em sua prática de sala de aula, assim como as relações que estabelecem com seus alunos na atualidade. Ainda, para a consubstanciação dessas fontes orais, foram ponderadas as reflexões realizadas pelas Formadoras de Matemática e Língua Portuguesa, que participam do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O estudo está fundamentado nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, notadamente nas ideias de Vigotski, e para a constituição das fontes orais foram realizadas entrevistas baseadas na metodologia da História Oral Temática. O desenvolvimento das referidas entrevistas, por sua vez, deu-se a partir de dois questionamentos: o primeiro, endereçado aos professores, foi formulado por meio da seguinte questão: Como foi a Alfabetização Matemática? O segundo questionamento, dirigido aos professores e alunos, foi o seguinte: Como é a Alfabetização Matemática? As entrevistas deram cabo às fontes que, após transcritas e textualizadas, foram organizadas em forma de narrativas e as Formadoras foram convidadas a dialogar sobre elas a partir de suas próprias experiências, estabelecendo relações e conexões, instituindo, desse modo, outro olhar, novos sentidos e perspectivas sobre o tema. Abstract: This research, which was written in the form of a dramatic text, composed of episodes and scenes, deals with Literacy Mathematics focused on literacy. This playful action involved teachers and children, protagonists of the first literacy cycle, in order to provide oral sources on the topic. These sources were built from reports about the relationships established with mathematics teachers in their childhood, in their academic education and in their classroom practice, and the relationships they establish with their students currently. Furthermore, to materialize these oral sources, this research considered the discussions that were held by the Mathematics and Portuguese Language's Formers, who participate in the "Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)". The study is based on the assumptions of Theory Historical-Cultural, particularly in Vygotsky's ideas, and the composing of oral sources was based on interviews which were conducted in thematic oral history methodology. The development of these interviews, in turn, became of from two questions: first, to the teachers, was formulated through the following question: How was the Literacy Mathematics? The second question, to the teachers and the students, was this: How Literacy Mathematics is currently? The interviews gave rise the sources that, after transcribed and textualized, were organized in the form of narratives and the Formers were invited to talk about them from their own experiences, establishing relationships and connections, establishing thus another look, new directions and perspectives on the subject.
Collections
- Dissertações [238]