• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016068P7 Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016068P7 Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Alfabetização matemática : um ato lúdico

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - ILOINE MARIA HARTMANN MARTINS.pdf (11.78Mb)
    Data
    2015
    Autor
    Martins, Iloine Maria Hartmann
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Esta pesquisa, apresentada sob a forma de um texto dramático, composto de episódios e cenas, versa sobre a Alfabetização Matemática com enfoque no letramento. Esta ação lúdica, envolveu professores e crianças, protagonistas do primeiro ciclo de alfabetização, com propósito de constituir fontes orais sobre o tema. Tais fontes foram construídas a partir de relatos a respeito das relações estabelecidas com a Matemática pelos professores na infância, na formação acadêmica e em sua prática de sala de aula, assim como as relações que estabelecem com seus alunos na atualidade. Ainda, para a consubstanciação dessas fontes orais, foram ponderadas as reflexões realizadas pelas Formadoras de Matemática e Língua Portuguesa, que participam do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O estudo está fundamentado nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, notadamente nas ideias de Vigotski, e para a constituição das fontes orais foram realizadas entrevistas baseadas na metodologia da História Oral Temática. O desenvolvimento das referidas entrevistas, por sua vez, deu-se a partir de dois questionamentos: o primeiro, endereçado aos professores, foi formulado por meio da seguinte questão: Como foi a Alfabetização Matemática? O segundo questionamento, dirigido aos professores e alunos, foi o seguinte: Como é a Alfabetização Matemática? As entrevistas deram cabo às fontes que, após transcritas e textualizadas, foram organizadas em forma de narrativas e as Formadoras foram convidadas a dialogar sobre elas a partir de suas próprias experiências, estabelecendo relações e conexões, instituindo, desse modo, outro olhar, novos sentidos e perspectivas sobre o tema.
     
    Abstract: This research, which was written in the form of a dramatic text, composed of episodes and scenes, deals with Literacy Mathematics focused on literacy. This playful action involved teachers and children, protagonists of the first literacy cycle, in order to provide oral sources on the topic. These sources were built from reports about the relationships established with mathematics teachers in their childhood, in their academic education and in their classroom practice, and the relationships they establish with their students currently. Furthermore, to materialize these oral sources, this research considered the discussions that were held by the Mathematics and Portuguese Language's Formers, who participate in the "Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)". The study is based on the assumptions of Theory Historical-Cultural, particularly in Vygotsky's ideas, and the composing of oral sources was based on interviews which were conducted in thematic oral history methodology. The development of these interviews, in turn, became of from two questions: first, to the teachers, was formulated through the following question: How was the Literacy Mathematics? The second question, to the teachers and the students, was this: How Literacy Mathematics is currently? The interviews gave rise the sources that, after transcribed and textualized, were organized in the form of narratives and the Formers were invited to talk about them from their own experiences, establishing relationships and connections, establishing thus another look, new directions and perspectives on the subject.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/41863
    Collections
    • Dissertações [238]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV