A abordagem CTSA nos anos iniciais do ensino fundamental : contribuições para o exercício da cidadania
Abstract
Resumo: Numa sociedade que é cada vez mais influenciada pela ciência e tecnologia, uma abordagem de ensino que tem como foco o desenvolvimento das inter-relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA) pode auxiliar no processo de Alfabetização Científica (AC) e propiciar uma formação cidadã. Desse modo, o presente estudo objetivou analisar como a abordagem CTSA, desenvolvida por meio de uma sequência didática, pode contribuir para o desenvolvimento de conhecimentos, valores, atitudes e habilidades, nas aulas de ciências nos anos iniciais. A investigação foi realizada em uma escola da rede municipal de ensino de Araucária, com alunos do 4° ano do ensino fundamental e ocorreu em quatro etapas: I- pré-elaboração da sequência didática; II- programa de formação com discussão e aprovação da sequência didática; III- validação da sequência didática; e IV- aplicação da sequência didática. A proposta de ensino enfatizou a abordagem CTSA, além de conteúdos relevantes estabelecidos no currículo de Ciências do 4° ano. As aulas foram estruturadas por meio da metodologia dos três momentos pedagógicos e as questões ambientais foram discutidas na perspectiva de uma sociedade sustentável. O programa de formação foi destinado exclusivamente aos professores do 4º ano do ensino fundamental e compreendeu as temáticas do ensino de Ciências nos anos iniciais, a abordagem CTSA, a utilização de mapas conceituais e a metodologia dos três momentos pedagógicos. A sequência didática foi ministrada em seis semanas, todas as quintas-feiras, em duas aulas de 50 minutos cada, entre os meses de outubro a novembro de 2016. A metodologia escolhida foi a pesquisa do tipo intervenção pedagógica. A constituição dos dados se deu a partir das observações das aulas, das gravações em vídeo e dos relatórios de descrição e transcrição das aulas. Para o tratamento dos dados foi utilizada a metodologia da análise textual discursiva de Moraes e Galiazzi (2011). Os resultados demonstraram que a abordagem CTSA, desenvolvida por meio de uma sequência didática, permite aos alunos participar ativamente do processo de construção do seu conhecimento. Por meio das discussões, foram desenvolvidos conhecimentos, valores, atitudes e habilidades que são elementos essenciais para o exercício da cidadania. No entanto, para alcançar este objetivo, é fundamental que o professor tenha acesso a programas de formação continuada que proporcionem o desenvolvimento de propostas de ensino que contemplem essa abordagem. Assim, revela-se a necessidade de oferecer estrutura adequada e acompanhamento do profissional docente, visando um contínuo aprimoramento das práticas pedagógicas. Abstract: In a society that is increasingly influenced by science and technology, a teaching approach that focuses on the development of the interrelationships between science, technology, society and the environment (STSE) can help in the process of Scientific Literacy and a citizen training. Thus, the present study aims to analyze how the (STSE) approach, developed through a didactic sequence, can contribute to the development of knowledge, values, attitudes and skills in science classes in the initial years. The research was carried out in a school of the Municipal Network of Education of Araucária, with students of the 4th year of Elementary School and took place in four stages: I pre-elaboration of the didactic sequence; II training program with discussion and approval of the didactic sequence; III validation of didactic sequence; IV application of the didactic sequence. The teaching proposal emphasized the (STSE) approach, as well as relevant contents established in the Sciences curriculum of the 4th year. The classes were structured through the methodology of the Three Pedagogical Moments and environmental issues were discussed in the perspective of a Sustainable Society. The training program was intended exclusively for teachers of the 4th year of Elementary School and included the subjects of Science Teaching in the initial years, the (STSE) approach, the use of Conceptual Maps and the Methodology of the Three Pedagogical Moments. The didactic sequence was given in six weeks, every Thursday, in two 50-minute classes each, between October and November 2016. The methodology chosen was research of the type pedagogical intervention. The data consisted of the observations of the classes, the video recordings, the reports of description and transcription of the classes. For the data treatment, the methodology of Discursive Textual Analysis of Moraes and Galiazzi (2011) was used. The results demonstrate that the (STSE) approach, developed through a didactic sequence, allowed students to participate actively in the process of building their knowledge. Through the discussions, knowledge, values, attitudes and skills were developed that are essential elements for the exercise of citizenship. However, to achieve this goal, it is essential that the teacher has access to continuing education programs that provide the development of teaching proposals in this approach. This, it is revealed the need to provide adequate structure and accompaniment of this professional, aiming at a continuous improvement of pedagogical practices.
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