40001016053P0 Programa de Pós-Graduação em Design
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Submissões recentes
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Experiências profissionais de mulheres no projeto e produção de móveis de madeira em Curitiba (PR) : uma perspectiva feminista
(2025)Resumo: Esta dissertação tem como objetivo analisar as experiências de mulheres que projetam e produzem móveis de madeira em Curitiba (PR), discutindo como nessas experiências se articulam questões de gênero relacionadas ... -
Diretrizes para o design de etiquetas digitais de manutenção e conservação de vestuário com ênfase nas pessoas com deficiência visual
(2025)Resumo: Compreender as informações em etiquetas de composição de vestuário é essencial para que consumidores façam escolhas informadas, conheçam a origem e a qualidade dos materiais e realizem a manutenção adequada, ... -
Design orientado à economia circular e distribuída : método de apoio ao pré-desenvolvimento de calçados
(2024)Resumo: A indústria calçadista é responsável por práticas insustentáveis que levam a diversos impactos ambientais, sociais e econômicos. Devido à grande variedade de insumos necessários para a produção de calçados, a cadeia ... -
Design e cinema : uma análise da atuação do design na formação da subjetividadepolítica, a partir dos filmes
(2025)Resumo: Desde o início do século XX, o design almejou se tornar um campo autônomo e se inclinou a uma prática de orientação tecno-científica ligada à produção industrial e às ciências da comunicação. Neste mesmo período ... -
Gestão de design e serviço de compartilhamento : competências para a gestão estratégica de design de veículos autônomos
(2020)Resumo: Este trabalho apresenta um estudo relacionado à gestão de design e ao serviço de compartilhamento de veículos autônomos. A problemática do adensamento urbano que cria o problema do deslocamento de seus habitantes, ... -
Ativos intangíveis do capital humano da gestão de design : ativos para agregação de valor organizacional
(2019)Resumo: Este trabalho visa identificar padrões dos Ativos Intangíveis do Capital Humano da Gestão de Design que contribuem, por meio do conhecimento, habilidades e atitudes do profissional, para a construção de aspectos ... -
Prospecção e gestão de design : busca da inovação guiada pelo significado
(2019)Resumo: O presente trabalho apresenta um estudo exploratório, descritivo e com a realização de uma abordagem participativa e consensual, sobre o uso da pesquisa prospectiva aplicada à gestão de design para gerar inovação ... -
Gestão de design e design para sustentabilidade : um estudo de caso em uma empresa de desenvolvimento de mobiliário
(2017)Resumo: O presente estudo se propõe a investigar o nível de maturidade da Gestão do Design em uma empresa de criação de mobiliário, assim como, sob esse contexto reconhecer a inserção estratégica do Design para Sustentabilidade ... -
Gestão de design : uma abordagem sobre as habilidades e competências nescessárias aos líderes
(2016)Resumo: Este trabalho visa identificar habilidades e competências almejadas para os gestores de design, ao abordar as relações entre a gestão de design e o papel do líder. Para isso, em um primeiro momento foi realizada ... -
Recomendações para projetos de design de brinquedotecas hospitalares : estudo de casos múltiplos
(2024)Resumo: No Brasil, a presença de brinquedotecas hospitalares em hospitais de internamento pediátrico é lei. Entretanto, entre estes espaços, os meios de estruturação e de trabalho são discrepantes, e frequentemente não ... -
Validação de um sistema de avaliação ergonômica utilizando visão computacional : Kinebot
(2024)Resumo: A presente tese visa desenvolver e validar um protocolo para a Avaliação Ergonômica Preliminar que minimize a subjetividade na aquisição e interpretação dos dados, proporcionando informações confiáveis que facilitem ... -
Modelo para diagnóstico da transparência em serviços digitais para o consumo mais sustentável de alimentos
(2020)Resumo: Dentre as mudanças contemporâneas no setor de alimentos está a crescente demanda por parte dos consumidores por maior controle, compreensão e participação nas decisões e práticas associadas à alimentação e ao ... -
Modelo descritivo de sintaxe visual para ilustração científica do corpo humano
(2017)Resumo: A ilustração científica é um modo de aprender e comunicar conteúdos complexos, como, por exemplo, a anatomia humana. Ela é o objeto que permite a visualização acurada da ciência, com destaques, escolhas e recortes ... -
Instrumento de avaliação prognóstica para seleção de M-Games em estratégias de recursos educacionais
(2017)Resumo: O mercado de jogos digitais disponibiliza milhares de opções de jogos gratuitos para os usuários que possuem dispositivos móveis ou smartphones, são os chamados mgames. Muitos desses jogos possuem características ... -
Modelo de sistema para gestão de resíduos têxteis pós-consumo no Banco de Resíduos Têxteis, considerando as três dimensões do design para a sustentabilidade
(2024)Resumo: Dentre os impactos associados à indústria da Moda com menor visibilidade, estão os resíduos têxteis pós-consumo. Estes representam uma parcela significativa de desperdícios do setor, derivadas do processo de ... -
As banduras de Iván Bojko em Curitiba : explorando relações sociais e culturais por meio de artefatos musicais
(2023)Resumo: Iván Bojko (Konyukhy, 1919 - Curitiba, 2016) foi um imigrante ucraniano refugiado da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) que chegou ao Brasil em 1948, e estabeleceuse em Curitiba, Paraná, onde viveu até seu falecimento. ... -
Design de exposição colab : um modelo descritivo para auxiliar a gestão de projetos colaborativos
(2024)Resumo: Os processos colaborativos no Design de Exposição não são claramente descritos na literatura, apesar da ampla abordagem teórica da colaboração. Nesta pesquisa, a metodologia utilizada caracteriza-se como exploratória, ... -
Recomendações para o design de jogos em realidade virtual imersiva para pessoas com transtorno do espectro autista
(2024)Resumo: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento que tem como características principais o prejuízo na comunicação social recíproca e na interação social, apresentando padrões restritos ... -
Pensei em você! : adaptação da técnica sonda cultural para aplicação junto a idosos com Alzheimer em estágio inicial
(2024)Resumo: Com o envelhecimento populacional e aumento na expectativa de vida, doenças degenerativas têm sido mais frequentes, como a Doença de Alzheimer. Dentre os tipos de demência, o Alzheimer é o mais comum, sendo também ... -
Experiências de Renata Rubim : narrativas de uma designer sobre a produção de espaços para um design de superfície feito no Brasil
(2024)Resumo: Esta pesquisa é sobre o design de superfície feito no Brasil, entre os anos 1966 e 2024. A partir das narrativas e dos artefatos dos acervos pessoal e público de Renata Rubim, pioneira na área, o objetivo é reconstruir ...