40001016053P0 Programa de Pós-Graduação em Design
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Submissões recentes
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Gestão de design e serviço de compartilhamento : competências para a gestão estratégica de design de veículos autônomos
(2020)Resumo: Este trabalho apresenta um estudo relacionado à gestão de design e ao serviço de compartilhamento de veículos autônomos. A problemática do adensamento urbano que cria o problema do deslocamento de seus habitantes, ... -
Ativos intangíveis do capital humano da gestão de design : ativos para agregação de valor organizacional
(2019)Resumo: Este trabalho visa identificar padrões dos Ativos Intangíveis do Capital Humano da Gestão de Design que contribuem, por meio do conhecimento, habilidades e atitudes do profissional, para a construção de aspectos ... -
Prospecção e gestão de design : busca da inovação guiada pelo significado
(2019)Resumo: O presente trabalho apresenta um estudo exploratório, descritivo e com a realização de uma abordagem participativa e consensual, sobre o uso da pesquisa prospectiva aplicada à gestão de design para gerar inovação ... -
Gestão de design e design para sustentabilidade : um estudo de caso em uma empresa de desenvolvimento de mobiliário
(2017)Resumo: O presente estudo se propõe a investigar o nível de maturidade da Gestão do Design em uma empresa de criação de mobiliário, assim como, sob esse contexto reconhecer a inserção estratégica do Design para Sustentabilidade ... -
Gestão de design : uma abordagem sobre as habilidades e competências nescessárias aos líderes
(2016)Resumo: Este trabalho visa identificar habilidades e competências almejadas para os gestores de design, ao abordar as relações entre a gestão de design e o papel do líder. Para isso, em um primeiro momento foi realizada ... -
Recomendações para projetos de design de brinquedotecas hospitalares : estudo de casos múltiplos
(2024)Resumo: No Brasil, a presença de brinquedotecas hospitalares em hospitais de internamento pediátrico é lei. Entretanto, entre estes espaços, os meios de estruturação e de trabalho são discrepantes, e frequentemente não ... -
Validação de um sistema de avaliação ergonômica utilizando visão computacional : Kinebot
(2024)Resumo: A presente tese visa desenvolver e validar um protocolo para a Avaliação Ergonômica Preliminar que minimize a subjetividade na aquisição e interpretação dos dados, proporcionando informações confiáveis que facilitem ... -
Modelo para diagnóstico da transparência em serviços digitais para o consumo mais sustentável de alimentos
(2020)Resumo: Dentre as mudanças contemporâneas no setor de alimentos está a crescente demanda por parte dos consumidores por maior controle, compreensão e participação nas decisões e práticas associadas à alimentação e ao ... -
Modelo descritivo de sintaxe visual para ilustração científica do corpo humano
(2017)Resumo: A ilustração científica é um modo de aprender e comunicar conteúdos complexos, como, por exemplo, a anatomia humana. Ela é o objeto que permite a visualização acurada da ciência, com destaques, escolhas e recortes ... -
Instrumento de avaliação prognóstica para seleção de M-Games em estratégias de recursos educacionais
(2017)Resumo: O mercado de jogos digitais disponibiliza milhares de opções de jogos gratuitos para os usuários que possuem dispositivos móveis ou smartphones, são os chamados mgames. Muitos desses jogos possuem características ... -
Modelo de sistema para gestão de resíduos têxteis pós-consumo no Banco de Resíduos Têxteis, considerando as três dimensões do design para a sustentabilidade
(2024)Resumo: Dentre os impactos associados à indústria da Moda com menor visibilidade, estão os resíduos têxteis pós-consumo. Estes representam uma parcela significativa de desperdícios do setor, derivadas do processo de ... -
As banduras de Iván Bojko em Curitiba : explorando relações sociais e culturais por meio de artefatos musicais
(2023)Resumo: Iván Bojko (Konyukhy, 1919 - Curitiba, 2016) foi um imigrante ucraniano refugiado da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) que chegou ao Brasil em 1948, e estabeleceuse em Curitiba, Paraná, onde viveu até seu falecimento. ... -
Design de exposição colab : um modelo descritivo para auxiliar a gestão de projetos colaborativos
(2024)Resumo: Os processos colaborativos no Design de Exposição não são claramente descritos na literatura, apesar da ampla abordagem teórica da colaboração. Nesta pesquisa, a metodologia utilizada caracteriza-se como exploratória, ... -
Recomendações para o design de jogos em realidade virtual imersiva para pessoas com transtorno do espectro autista
(2024)Resumo: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento que tem como características principais o prejuízo na comunicação social recíproca e na interação social, apresentando padrões restritos ... -
Pensei em você! : adaptação da técnica sonda cultural para aplicação junto a idosos com Alzheimer em estágio inicial
(2024)Resumo: Com o envelhecimento populacional e aumento na expectativa de vida, doenças degenerativas têm sido mais frequentes, como a Doença de Alzheimer. Dentre os tipos de demência, o Alzheimer é o mais comum, sendo também ... -
Experiências de Renata Rubim : narrativas de uma designer sobre a produção de espaços para um design de superfície feito no Brasil
(2024)Resumo: Esta pesquisa é sobre o design de superfície feito no Brasil, entre os anos 1966 e 2024. A partir das narrativas e dos artefatos dos acervos pessoal e público de Renata Rubim, pioneira na área, o objetivo é reconstruir ... -
REVICERE : Reunião Visual Colaborativa de Elicitação de Requisitos funcionais para o desenvolvimento de aplicações para web
(2024)Resumo: Esta pesquisa de doutorado apresenta, do ponto de vista do Design da Informação, o desenvolvimento de um artefato que solucione um problema relacionado à comunicação síncrona entre desenvolvedores e clientes durante ... -
Método de design da informação para avaliação de rótulos frontais de advertência nutricional
(2022)Resumo: Diante do problema mundial da má nutrição e, consequentemente, do aumento de obesidade infantil e doenças crônicas não transmissíveis, organizações internacionais de saúde recomendam que os governos melhorem as ... -
Integrating transparency for sustainability on the design of digital services for circular economy
(2024)Resumo: A transparência é um dos conceitos-chave para possibilitar o desenvolvimento sustentável, implicando numa comunicação mais ética em relação às dimensões social, ambiental e econômica em todos os níveis das organizações. ... -
Design de ambientes para envelhecimento com tecnologia assistiva digital : um guia para a elaboração de diretrizes de projetos
(2024)Resumo: Contexto: Em 2020, a população mundial com 60 anos ou mais foi estimada em torno de 1 bilhão, cerca de 13,5% da população global, de 7,8 bilhões. No período da pandemia, as pessoas idosas foram consideradas mais ...