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    Handmade digital : uma abordagem prático-reflexiva para o ensino do design de produtos híbridos

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    R - T - LEANDRO TADEU CATAPAM.pdf (49.91Mb)
    Data
    2025
    Autor
    Catapam, Leandro Tadeu
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: A presente tese propõe o estudo da representação visual no Design, sob a perspectiva híbrida entre o manual e o digital, para gerar uma abordagem prático-reflexiva de aprendizagem no campo, produzindo uma contribuição epistemológica e metodológica. O problema da pesquisa versa sobre como melhorar a competência da representação visual de estudantes de Design, operando no continuum entre o manual e o digital. O objetivo é realizar contribuições ontológicas e epistemológicas, a fim de operacionalizar temas de ensino vinculados às atividades de desenvolvimento e amadurecimento de competências em representação visual, ampliando suas potencialidades por meio da continuidade entre o manual e o digital. A abordagem de aprendizagem é composta pelo conceito Handmade Digital, estruturado por meio de componentes de base que se desdobram em princípios destinados a caracterizar competências e diretrizes para a ressignificação do ensino de softwares nos cursos de Design. As atividades sugeridas são exemplos de como a abordagem é aplicada, caracterizando resultados de aprendizagem, a partir de bases teóricas híbridas entre a Filosofia, a Educação, a Experiência e o Design. O método segue uma abordagem igualmente híbrida, composta por Estudo de Caso baseado na percepção dos estudantes sobre a representação visual manual e digital, tendo como estratégia analítica a Grounded Theory, aplicada sistematicamente na coleta e análise de dados para a construção prático-reflexiva do estudo. Para a obtenção dos resultados, foram utilizadas metodologias de grupo focal, survey, storytelling e relato de experiência em atividade prática, instrumentalizando a coleta da amostra composta por estudantes de Design de diferentes períodos. A partir da literatura, os dados foram analisados por meio de categorias de codificação que embasaram os elementos constitutivos da abordagem de aprendizagem proposta. Os resultados são a criação do conceito Handmade Digital, os princípios e estratégias pedagógicas de temas e atividades práticas para a criação ou a reformulação de aspectos curriculares e as reflexões atreladas à prática como competência ao campo, baseadas em resultados de aprendizagem. Esses resultados posicionam o meio digital sob uma perspectiva epistemológica, aproximando e flexibilizando limites técnicos e conceituais, numa continuidade híbrida e experimental que amplifica as potencialidades das representações visuais enquanto competência do designer contemporâneo na expressão do projeto
     
    Abstract: The purpose of this thesis is to study visual representation in Design from a hybrid (manual and digital) perspective in order to develop a practical and reflective approach to field-based learning, offering an epistemological and methodological contribution. The research problem addresses how to improve the visual representation competence of Design students operating in the continuum between manual and digital. The objective is to make ontological and epistemological contributions so as to operationalize teaching themes related to competence development and maturation activities in visual representation, enhancing their potential through the integration of manual and digital modalities. The learning approach is comprised of the Digital Handmade concept, structured through basic components that unfold into principles aimed at characterizing competences and guidelines for the redefinition of software teaching in Design courses. The suggested activities are examples of how the approach is applied, characterizing learning outcomes established on hybrid theoretical bases among Philosophy, Education, Experience and Design. The method follows an equally hybrid approach, consisting of a Case Study based on the students' perception of manual and digital visual representation using the Grounded Theory as the analytical strategy, which was systematically applied during data collection and analysis for the practical and reflective construction of the study. Methodologies such as focus group, survey, storytelling and experience report from a practical activity were used to obtain results from a sample comprised of Design students from different periods. Following the literature, the data were analyzed through coding categories to support the constitutive elements of the proposed learning approach. The results are the development of the Digital Handmade concept, the pedagogical principles and strategies of themes and practical activities for the creation or reformulation of curricular aspects, and the reflections linked to field-based learning practice. These results place the digital medium under an epistemological perspective, making technical and conceptual boundaries closer and more flexible in a hybrid and experimental continuity that amplifies the potential of visual representations as an essential competence for the contemporary designer during project execution
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/98248
    Collections
    • Teses [75]

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