Design para o comportamento sustentável aplicado a serviços : proposição de modelo orientado à coesão social na fase de ideação
Abstract
Resumo: A presente tese tem como escopo o campo do Design para o Comportamento Sustentável. Logo, a mudança de comportamento para a sustentabilidade. Pode-se evidenciar que o comportamento humano é responsável por inúmeros problemas ambientais, econômicos e sociais. Nesse sentido, estimular a mudança comportamental é uma contribuição para o desenvolvimento sustentável. Todavia, percebe-se que a aplicação de estratégias para o comportamento sustentável em serviços ainda é uma temática pouco explorada. A predominância é no desenvolvimento de artefatos físicos para este fim. Uma diversidade de teorias e modelos contribuem para a mudança de comportamento. Muitas teorias têm apoiado os modelos criados para e pelo Design. Dos modelos, identificam-se as estratégias para mudança de comportamento. Há pesquisas que reúnem e/ou integram o conhecimento existente num único modelo. No entanto, percebe-se a falta da integração num modelo que tenha como foco a aplicação em serviços. Mais especificamente, para melhorar a coesão social. Comunidades têm sofrido o impacto socioeconômico ocasionado pela pandemia da COVID-19. Esse impacto provoca tensões consideráveis na coesão social, pois afeta as relações entre as pessoas, o trabalho e a convivência. Promover a coesão social de uma comunidade pode ser considerado um princípio fundamental para a construção de uma sociedade verdadeiramente mais sustentável. Contribui para que as pessoas convivam em sociedade com o nível mínimo de bem-estar e dignidade humana. O objetivo desta pesquisa foi propor um modelo que integre fatores e estratégias associados a mudança de comportamento, de teorias e modelos existentes, de forma que possam ser aplicadas em serviços, tendo em vista melhorar a coesão social. Dessa forma, a partir do método Design Science Research (DSR) foi possível gerar o artefato e avalia-lo. Como resultado, cada fase do modelo demonstra a possibilidade da aplicação das estratégias para mudança de comportamento e das heurísticas para coesão social. A coesão social se beneficia dessa criatividade e inovação do Design de Serviços. A partir da utilização dos workshops e das ferramentas escolhidas foi possível criar o contexto colaborativo e inclusivo do processo de criação. Abstract: The scope of this thesis is the field of Design for Sustainable Behavior. Therefore, the behavior change towards sustainability. It can be noted that human behavior is responsible for many environmental, economic and social problems. In this sense, encouraging behavioral change is a contribution to sustainable development. However, it is noticed that the application of strategies for sustainable behavior in services is a gap to be explored. The predominance is in the development of physical artifacts for this purpose. A diversity of theories and models contribute to behavior change. Many theories have supported the models created for and by Design. From the models, strategies for behavior change are identified. There are studies that bring together and/or integrate existing knowledge into a model. However, there is a lack of integration in a model that focuses on application in services. More specifically, to improve social cohesion. Communities have suffered the socioeconomic impact caused by the COVID-19 pandemic. This impact causes considerable tensions in social cohesion, relationships between people, work and coexistence. Promoting the social cohesion can be considered a fundamental principle for building a sustainable society. It contributes to people living together in society with a minimum level of well-being and human dignity. The objective of this research was to propose a model that integrates factors and strategies associated with behavior change, existing theories and models, and can be applied through Service Design with a view to improving social cohesion. Thus, from the Design Science Research (DSR) method, it was possible to generate the artifact and evaluate it. As a result, each phase of the model demonstrates the possibility of applying strategies for behavior change and heuristics for social cohesion. Social cohesion benefits from this creativity and innovation of Service Design. From the use of the workshops and tools, it was possible to create a collaborative and inclusive context for the creation process.
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- Teses [65]