Navegação 40001016053P0 Programa de Pós-Graduação em Design por título
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Abordagem colaborativa de design para políticas públicas : um estudo sobre a iniciativa global GOV JAM como ferramenta de governança e gestão pública local
(2019)Resumo: O presente trabalho descreve como o governo e os cidadãos podem chegar, por meio de uma abordagem participativo-colaborativa de design, a um entendimento compartilhado sobre governança e gestão pública local, ... -
Abordagens colaborativas de design orientadas a projetos sociais
(2019)Resumo: O presente estudo investiga a integração dos conceitos norteadores do Design Colaborativo no contexto de projetos de cunho social. Partindo da compreensão do fenômeno da colaboração em um projeto de Design, discute-se ... -
Acessibilidade de pessoas com necessidade de assistência especial em voos comerciais no Brasil
(2017)Resumo: O setor de transporte aéreo cresceu muito nos últimos anos no Brasil. O aumento no número de pessoas voando pressupõe um aumento também dos passageiros que necessitam de assistência especial (PNAEs). As pessoas com ... -
An embodied interaction analytical framework : in games that promote teamwork
(2022)Resumo: Esta tese tem como foco a interação corporificada em jogos que promovem o trabalho em equipe. A base teórica desta pesquisa é construída na literatura sobre o trabalho em equipe, espaços narrativos, a teoria do ... -
Análise da imagem do avatar em videogames
(2020)Resumo: Um jogo pode ser projetado tendo em mente o tipo de experiência estética esperada que o jogador manifeste ao interagir com este sistema e seus elementos, o que inclui o avatar. Como um dos elementos visuais de um ... -
Análise de acessibilidade de ilustrações estáticas em objetos de aprendizagem adequados às diretrizes de Macedo (2010)
(2016)Resumo: O projeto tem como objetivo avaliar as diretrizes desenvolvidas por Macedo (2010) na construção de ilustrações estáticas em alto contraste, em objetos de aprendizagem virtuais acessíveis, com base em amostra possível ... -
Análise do uso da retórica visual no mangá
(2020)Resumo: Apesar das diversas características culturais peculiares do mangá, história em quadrinhos japonesa, como a leitura invertida, as referências aos costumes e a história do Japão e uma linguagem própria que, entre ... -
Artefato de auxílio ao design de imagens audiotáteis impressas em 3D para a educação inclusiva de cegos
(2023)Resumo: A impressão 3D vem ganhando espaço como uma ferramenta no desenvolvimento de Tecnologia Assistiva e no apoio à educação de pessoas com deficiência. Dentre as vantagens no uso da impressão 3D, estão as possibilidades ... -
Artefatos híbridos : modelo de integração entre artesanato e fabricação digital
(2021)Resumo: A abertura de patentes e incentivos governamentais têm difundido cada vez mais tecnologias de Fabricação Digital. Tais tecnologias promovem o compartilhamento em rede, personalização, adaptação e fabricação local ... -
Artífices, artifícios e artefatos : narrativas e trajetórias no processo de construção da Rabeca brasileira
(2016)Resumo: Esta tese visa documentar, descrever e registrar, por meio de narrativas e trajetórias, a relação entre artífices e artefatos no processo de construção da Rabeca brasileira. Para tanto, propõe-se o registro do ... -
Ativos intangíveis do capital humano da gestão de design : ativos para agregação de valor organizacional
(2019)Resumo: Este trabalho visa identificar padrões dos Ativos Intangíveis do Capital Humano da Gestão de Design que contribuem, por meio do conhecimento, habilidades e atitudes do profissional, para a construção de aspectos ... -
Atmosfera do espaço de transição : estudo de casos em lugares da arquitetura de Curitiba-PR
(2020)Resumo: A temática do ambiente construído em arquitetura e urbanismo normalmente denota uma abordagem orientada pelos aspectos físicos do conforto ambiental, o que de certa forma reduz a noção de experiência em arquitetura ... -
Avaliação estética de protótipos no design de serviço
(2016)Resumo: Em um contexto em que frequentemente escuta-se queixas sobre a qualidade dos serviços, esta pesquisa procura contribuir para a avaliação e melhoria de projetos de Design de Serviço, aproximando o designer à percepção ... -
As banduras de Iván Bojko em Curitiba : explorando relações sociais e culturais por meio de artefatos musicais
(2023)Resumo: Iván Bojko (Konyukhy, 1919 - Curitiba, 2016) foi um imigrante ucraniano refugiado da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) que chegou ao Brasil em 1948, e estabeleceuse em Curitiba, Paraná, onde viveu até seu falecimento. ... -
C.A.O.S : o pensamento criativo em ação na escola
(2024)Resumo: As competências ligadas à criatividade são amplamente almejadas quando se fala na construção de uma sociedade capaz de vencer demandas complexas e globais. Com vistas a suprir tais demandas, tanto da academia como ... -
Capacitando idosos a utilizar smartphone : uma abordagem utilizando o design instrucional contextualizado e flexível
(2017)Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo propor Prioridades Educacionais no ensino-aprendizagem de smartphone para o usuário idoso em formato de mini curso, a fim de diminuir a sensação de isolamento social e aumentar a ... -
A Cocriação como estratégia de inovação no setor de vestuário
(2017)Resumo: O presente estudo aborda os processos de inovação no setor de vestuário, por meio da inovação aberta, com recorte no segmento de confecção e no mercado consumidor. O objetivo desta pesquisa é descrever como a ... -
Colaboração e jogos eletrônicos : observações acerca do game design de Dota 2 visando o desenvolvimento de jogos MOBA (Multiplayer Online Battle Arena)
(2016)Resumo: Esta dissertação descreve a relação entre colaboração e jogos eletrônicos. Os jogos eletrônicos são considerados uma mídia nova de interação humano-computador (IHC) em relação à história da computação e do design. ... -
A colaboração no design de exposições
(2020)Resumo: Esta dissertação discorre sobre a colaboração no desenvolvimento projetual de exposições. A revisão de literatura parte da compreensão do Design Colaborativo no contexto multidisciplinar, além do levantamento teórico ... -
Colaboraview : processo de gestão visual (com desenho colaborativo) para atividades acadêmicas híbridas em grupo
(2024)Resumo: As práticas pedagógicas estão em um constante fluxo de transformação para atender às necessidades dos estudantes. No Ensino Superior surgem novas abordagens que transcendem o espaço presencial da sala de aula e que ...