Teses: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 21-38 of 119
-
Quando as cortinas se abrem : lógicas institucionais e o desenvolvimento da prática do teatro no grupo Art&Vida
(2022)Resumo: Este estudo buscou compreender como uma organização cultural do Rio Grande do Sul desenvolve a prática do teatro a partir da enculturação dos elementos institucionais. Para tanto, utilizei um estudo de caso no ... -
Work passion, identidade e ambivalência emocional : a paixão pelo trabalho docente de professores de administração no Brasil
(2023)Resumo: Work passion é uma intensa inclinação à realização de uma atividade que o indivíduo gosta, julga importante, investe tempo e energia, e que é internalizada em sua identidade. Esta tese partiu do gap teórico acerca ... -
Capacidades dinâmicas, interpretação e lógicas institucionais : um estudo de caso em instituição de ensino superior
(2016)Resumo: Esta tese analisou como ocorreu o processo de desenvolvimento das capacidades dinâmicas a partir da influência das lógicas institucionais sobre a decisão (seize) e a ação (reconfiguração) dos gestores de uma ... -
Relações entre capacidade de aprendizagem de marketing, capacidade arquitetural de marketing e vantagem competitiva e impacto no desempenho organizacional
(2017)Resumo: O objetivo desta tese foi examinar as relações entre capacidades de aprendizagem de marketing (exploration e exploitation), capacidades arquiteturais de marketing e vantagem competitiva e sua influência no desempenho ... -
A configuração ambiental como fator de influência na seleção de indicadores e mensuração da inovação e o impacto na competitividade organizacional
(2016)Resumo: A presente tese de doutoramento estuda a influência do ambiente sobre a seleção de indicadores de inovação. Buscou-se caracterizar a configuração ambiental como fator de influência na seleção de indicadores e ... -
O processo de transferência de conhecimento interorganizacional para negócios de impacto : um estudo no contexto de uma aceleradora de impacto na Amazônia Brasileira
(2022)Resumo: Os negócios de impacto (NI) vêm ganhando destaque no âmbito acadêmico e gerencial por buscarem conciliar objetivos socioambientais junto à sustentabilidade financeira. Para o alcance desses objetivos, utilizam o ... -
The cheating game : how social exclusion drives consumers to desperate measures
(2022)Resumo: A literatura sobre exclusão social demonstrou que o ostracismo afeta as emoções, cognições e comportamentos das pessoas devido à necessidade de viver em sociedade. Na literatura de marketing, estudos anteriores ... -
Who is pulling the strings? : technology and regulatory risks at the services provided by credit fintechs in the light of the actor-network theory
(2022)Resumo: As FinTech de Credito têm sido objeto de atenção dos Reguladores Brasileiros pelo seu potencial disruptivo: viabilizam rápido acesso a crédito ou a serviços de financiamento. Nessa relação, entra em cena a dualidade ... -
Fronteiras dinâmicas organizacionais : estudo do movimento Caminho da Graça sob uma visão forte de processo
(2022)Resumo: O process turn (virada processual) representa em estudos organizacionais um aumento na compreensão do fenômeno organização como de natureza processual. Portanto, os processos não seriam etapas que ocorrem dentro ... -
A crise social do emprego e a ampliação dos trabalhadores assalariados por conta própria
(2022)Resumo: A tese aqui defendida é a de que o movimento de aprofundamento da crise social do emprego e de ampliação relativa dos trabalhadores assalariados por conta própria tem alterado as condições de venda de força de ... -
A relação entre capacidades interfuncionais de marketing, orientação para a inovação, turbulência tecnológica e seus impactos no desempenho das organizações
(2015)Resumo: Esta tese aborda o tema capacidades de marketing, com foco nas capacidades interfuncionais de marketing e o desempenho organizacional. Seu objetivo é de analisar a relação entre as capacidades interfuncionais de ... -
Macrocognição no processo decisório de empreendedores experts
(2015)Resumo: O processo decisório em empreendedorismo é uma relevante área de pesquisa, dada a importância da atividade empreendedora para o desenvolvimento econômico e social, e o entendimento de que a tomada de decisão afeta ... -
O desenvolvimento da gestão estratégica em novos empreendimentos tecnológicos
(2015)Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo apresentar o estudo do desenvolvimento da gestão estratégica em novos empreendimentos tecnológicos incubados a partir da perspectiva da Teoria da Atividade de Vigotsky (2009). Foi ... -
The influence of stakeholder orientation on social and economic performances mediated by social motivations
(2022)Resumo: O domínio do marketing estratégico foi atualizado para além da explicação do desempenho econômico, chegando também ao desempenho social. O desempenho social se tornou relevante pois estratégias que causam dano para ... -
Configurações e modelo de negócios em governo móvel : o uso do short message service (SMS)
(2016)Resumo: Com mais de uma década de projetos de governo móvel no Brasil e dos números da expansão dos telefones móveis em todas as camadas da população, estes dispositivos ainda não são um canal para a disponibilização em ... -
Cooperação sofisticada expandida : descaracterização ou ampliação do trabalho capitalista?
(2016)Resumo: A formação de novas maneiras de organização do trabalho é favorecida pelo uso intensivo de tecnologias de informação e comunicação dentro da produção capitalista atual e está relacionada ao surgimento da cooperação ... -
Inovação e competitividade : estudo nas empresas de capital aberto no Brasil, baseado no modelo de Adams, Bessant e Phelps
(2017)Resumo: Esta tese visa estudar o efeito da inovação na competitividade das companhias abertas listadas na BM&F BOVESPA, com base no modelo teórico de Adams, Bessant e Phelps (2006). A literatura apresenta diversas métricas ... -
Value-conscious signaling : an adaptive consumption strategy of social signaling
(2022)Resumo: A desigualdade entre as classes sociais traz à tona as dificuldades e estigmas enfrentados pelas classes mais baixas. Em uma busca por uma melhor percepção social de terceiros, consumidores das classes desfavorecidas ...