Inovação educacional no stricto sensu : variáveis influenciadoras da adoção de metodologias ativas em programas de mestrado e doutorado em administração
Resumo
Resumo: Avanços tecnológicos e formas interativas de ensino exigem metodologias eficazes para fortalecer a relação ensino-aprendizagem e o protagonismo do estudante. O método tradicional, centrado no professor, é criticado pela passividade do aluno e dificuldade em promover autonomia e reflexão crítica. O crescente acesso à internet possibilitou abordagens mais dinâmicas, onde o professor facilita o conhecimento e o aluno participa ativamente. Nas discussões sobre metodologia de ensino nos cursos stricto sensu, há uma escassez de estudos em comparação com os níveis de graduação e educação básica. Esta pesquisa busca responder: quais dimensões influenciam a adoção de inovação educacional, em especial mediada por metodologias ativas, em cursos stricto sensu de Administração? Identificando uma lacuna teórica, o estudo mapeou dimensões influenciadoras na adoção de inovações educacionais mediadas por metodologias ativas. A abordagem qualitativa, baseada em entrevistas e análises, demonstrou a influência de dimensões comportamentais, formativas, sociais e organizacionais. O estudo propõe um modelo teórico inovador, oferecendo insights para pesquisadores e gestores, com implicações para decisões em políticas pedagógicas, capacitação docente e alocação eficiente de recursos. Em resumo, a pesquisa amplia o conhecimento sobre inovação educacional em programas stricto sensu em Administração, promovendo uma cultura de inovação e excelência no ensino, e contribuindo para a formação de docentes inovadores. Abstract: Technological advances and interactive teaching methods require effective methodologies to strengthen the teaching-learning relationship and student protagonism. The traditional method, centered on the teacher, is criticized for fostering student passivity and hindering autonomy and critical thinking. The growing access to the internet has enabled more dynamic approaches, where the teacher facilitates knowledge, and the student actively participates. In discussions about teaching methodologies in stricto sensu courses, there is a noticeable lack of studies compared to undergraduate and basic education levels. This research aims to answer: what variables influence the adoption of active methodologies in stricto sensu Administration courses? Identifying a theoretical gap, the study mapped influencing variables in the adoption of educational innovations mediated by active methodologies. The qualitative approach, based on interviews and analyses, demonstrated the influence of behavioral, formative, social, and organizational variables. The study proposes an innovative theoretical model, offering insights for researchers and managers, with implications for decisions in pedagogical policies, teacher training, and efficient resource allocation. In summary, the research expands knowledge about educational innovation in stricto sensu Administration programs, promoting a culture of innovation and excellence in teaching, and contributing to the development of innovative educators.
Collections
- Teses [119]