Vantagem competitiva das plataformas de equity crowdfunding : estudo à luz da teoria da organização industrial e das capacidades dinâmicas
Resumo
Resumo: A tese tem como objetivo desenvolver uma estrutura de variáveis que se relacionam a vantagem competitiva na captação de recursos financeiros pelas plataformas de equity crowdfunding. Para isso, foi utilizada a metodologia quantitativa com o modelo linear generalizado, considerando a teoria da organização industrial e das capacidades dinâmicas. O estudo identificou as variáveis que afetam a vantagem competitiva das plataformas de equity crowdfunding na captação de recursos financeiros. Através da análise dos dados coletados, foi possível observar que as plataformas que têm maior habilidade em gerenciar as informações sobre os investidores e os projetos em que investem, bem como aquelas que têm uma estratégia de posicionamento estratégico mais eficiente e maior capacidade de analisar as oportunidades, de adaptarem-se a essas e transformar os seus negócios para alcançar o máximo de investidores tendem a ter uma maior vantagem competitiva na captação de recursos. Dessa forma, a tese conclui que as variáveis para as plataformas identificar projetos que tenham afinidades com as redes de investidores já existentes, duração do período de captação, a presença de investidores qualificados, projetos da mesma natureza competindo no mesmo período podem ser utilizadas para orientar o desenvolvimento de estratégias para a captação de recursos financeiros pelas plataformas de equity crowdfunding, melhorando assim sua posição no mercado e aumentando sua capacidade de competir com outras plataformas similares. Abstract: The thesis aims to develop a framework of variables related to competitive advantage in raising financial resources through equity crowdfunding platforms. To do so, a quantitative methodology was used with a generalized linear model, considering industrial organization theory and dynamic capabilities. The study identified the variables that affect the competitive advantage of equity crowdfunding platforms in raising financial resources. Through the analysis of the collected data, it was possible to observe that platforms that have greater ability to manage information about investors and the projects in which they invest, as well as those that have a more efficient strategic positioning strategy and greater capacity to analyze opportunities, adapt to them and transform their businesses to reach the maximum number of investors tend to have a greater competitive advantage in raising resources. Thus, the thesis concludes that variables such as identifying projects that have affinities with existing investor networks, duration of the fundraising period, presence of qualified investors, and projects of the same nature competing in the same period can be used to guide the development of strategies for raising financial resources by equity crowdfunding platforms, thus improving their position in the market, and increasing their ability to compete with similar platforms.
Collections
- Teses [107]