Navegação Pedagogia por título
Itens para a visualização no momento 97-116 of 444
-
A contação de história em um hospital público de Curitiba : análise de um projeto de extensão universitária
(2019)Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar e destacar a importância e a significação social e pedagógica do projeto de extensão universitária A Literatura Infantojuvenil no Ambiente Hospitalar, que se encontra ... -
Contação de histórias para adolescentes?
(2017)Resumo : A contação de histórias é uma prática muito difundida na educação infantil, com resultados significativos quanto ao desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças, sendo enriquecedor para o acesso ao ... -
Os contos clássicos : a importância da narrativa em voz alta no ciclo de alfabetização
(2021)Resumo : O presente trabalho tem o propósito de investigar a narrativa em voz alta de contos clássicos como instrumento motivador à formação leitora durante o processo de alfabetização. Para tanto, a pesquisa foi elaborada ... -
As contribuições da abordagem Pikler-Lóczy para a constituição de uma pedagogia para os bebês
(2017)Resumo : O presente trabalho, fruto de uma revisão de literatura de cunho qualitativo, tem como objetivo investigar as contribuições da abordagem Pikler-Lóczy para a constituição de uma pedagogia específica para os bebês. ... -
As contribuições das práticas pedagógicas em ambientes hospitalares
(2021)Resumo : O presente trabalho monográfico tem como finalidade refletir as práticas pedagógicas no ambiente hospitalar. A investigação se deu por meio de levantamento bibliográfico, para entender como essas práticas educativas ... -
As contribuições do estágio supervisionado na formação e prática do professor iniciante : uma análise com estudantes do curso de Pedagogia da UFPR
(2020)Resumo : A pesquisa tem por objetivo geral analisar as contribuições do estágio supervisionado na formação e prática do professor iniciante. Para tanto, foram discutidas questões relacionadas as dificuldades encontradas ... -
As contribuições dos alunos no processo de construção dos saberes nas aulas de educação física no ensino médio
(2013)Resumo : Este trabalho abordará o tema referente as contribuições do(s) aluno (s) no processo de construção dos saberes nas aulas de Educação Física no ensino médio. Com o presente estudo, encontramos ferramentas para ... -
Convergência Bimodal da educação : o que se tem estudado no âmbito do ensino hibrido e da EAD
(2018)Resumo : Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) visa o aprofundamento na discussão teórica referente a convergência bimodal da educação, tendo como base de análise, as modalidades Educação a Distância (EaD) e Híbrida, ... -
O corpo na educação infantil : análise do Caderno Pedagógico "Movimento", da SME de Curitiba/PR
(2018)Resumo : Com base na importância do movimento na Educação Infantil, este trabalho tem o intuito de investigar as orientações quanto ao movimento na Educação Infantil na cidade de Curitiba, nos Centros Municipais de Educação ... -
Corpo, infância e educação : um estudo sobre os temas publicados na Scientific Electronic Library Online (Scielo/Brasil) entre os anos de 2016 e 2020
(2020)Resumo : Este estudo examina os temas tratados em artigos científicos sobre corpo, infância e educação, publicados na Scientific Electronic Library Online (SciELO/Brasil), entre os anos de 2016 e 2020. Se caracteriza por ... -
Corpo, infância e educação : uma análise dos trabalhos apresentados nas reuniões científicas da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), ocorreidas em 20117 e 2019
(2021)Resumo : Este estudo teórico se caracterizou pela análise dos trabalhos que trataram do corpo em reuniões nacionais da ANPEd, mais especificamente no grupo 07 - "Educação de Crianças de 0 a 6 anos" e no grupo 13 - "Educação ... -
A criança como protagonista na rede municipal de ensino de Curitiba : uma análise do projeto "crianças de Curitiba criando jogos (2014-2016)"
(2018)Resumo : A proposta central deste trabalho foi analisar o projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Curitiba a ação realizada pela Prefeitura Municipal de Curitiba, durante a gestão 2013-2016, denominada ... -
A criança no 1 ano do ensino fundamental : aspectos da transição
(2018)Resumo : O presente trabalho surgiu em função do interesse em descobrir como está ocorrendo a transição entre as duas etapas da Educação Básica – Educação Infantil e Ensino Fundamental, devido a alteração da Lei de Diretrizes ... -
A criança pequena enquanto ator social : um olhar sobre a autonomia, o movimento e o sentimento de segurança na educação infantil
(2014)Resumo : A partir do reconhecimento da criança pequena enquanto ator social, faz-se necessário (re)pensar a práxis do trabalho nas instituições de Educação Infantil tendo em vista o rompimento de visões adultocêntricas, ... -
A criança, a natureza e a literatura infantil : aproximações e encantamentos
(2021)Resumo : Este trabalho de conclusão de curso procura investigar o papel da literatura infantil na construção de práticas pedagógicas que produzam significados no imaginário infantil sobre senso de pertencimento e ... -
Crianças com dificuldades comportamentais e pais que frequentam o programa ACT Para Educar em Ambientes Seguros
(2019)Resumo : Os maus tratos durante a infância é uma temática cada vez mais presente nos noticiários, e quando uma criança vivência ou sofre algum tipo de violência, ela pode ter prejuízos na sua saúde mental, no seu desenvolvimento ... -
Crianças escritoras : práticas pedagógicas com a escrita espontânea em duas instituições municipais de educação infantil em Curitiba
(2014)Resumo : Tendo como objetivo principal analisar as práticas de Linguagem Escrita em alguns CMEIs da rede Municipal de Curitiba, o trabalho aborda a questão da escrita espontânea, entendida como a produção da criança a ... -
Crianças que visitam pai ou mãe encarcerados : descrição do dia da visita
(2019)Resumo: Os poucos estudos que existem sobre crianças que tem seus pais ou mãesprivados de liberdade apontam que elas tendem a ter seu desenvolvimento físico,psicológico e social comprometido. Em busca de visibilidade para ... -
Critérios para o acesso à educação infantil na rede municipal de Campo Largo
(2018)Resumo : As concepções de criança e infância tal como conhecemos hoje, são uma construção histórica, social e cultural, que nos levam a compreender a infância como uma categoria geracional estrutural e a criança enquanto ...