• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A criança, a natureza e a literatura infantil : aproximações e encantamentos

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R_G_ISAIANE_CAROLINE_DOS_SANTOS_FRANCOSO.pdf (2.799Mb)
    Data
    2021
    Autor
    Françoso, Isaiane Caroline dos Santos
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Este trabalho de conclusão de curso procura investigar o papel da literatura infantil na construção de práticas pedagógicas que produzam significados no imaginário infantil sobre senso de pertencimento e responsabilidade com o meio ambiente. A partir de um olhar sensível para as relações que hoje se estabelecem entre ser humano e natureza, problematiza-se como a literatura infantil pode possibilitar o estabelecimento de condições para que as crianças de 4 a 5 anos possam ter momentos de envolvimento com a natureza nas instituições de Educação Infantil. Os conceitos de Marcos Reigota, Felix Guattari, Gilka Girardello, Lea Tiriba e Angela Coutinho foram utilizados para enriquecer as discussões deste trabalho, dialogando com a análise da presença da Educação Ambiental nos textos legislativos e nos documentos norteadores, aprovados pelo Ministério da Educação (MEC), que orientam o currículo e a prática pedagógica na Educação Infantil. A metodologia escolhida foi o estudo de campo com enfoque qualitativo pautado pela observação participante. Como ferramentas de produção de dados utilizou-se a produção de imagens, planejamento e execução de duas oficinas pedagógicas, a produção das crianças durante a execução das oficinas pedagógicas, anotações no diário de campo, fotos e gravação de voz, dessa forma, apresenta-se as análises da pesquisa através da descrição dos diálogos e vivências que ocorreram durantes os dias de observação e oficinas. As crianças participantes e protagonistas deste estudo estabeleceram uma relação sensível com a natureza, ressignificando os modos de estar no mundo e pensar sobre ele, através das oficinas, da obra de literatura para a infância e do contato com o ambiente natural mediado pela imaginação
     
    Abstract: This course conclusion work seeks to investigate the role of children's literature in the construction of pedagogical practices that produce meanings in the children's imagination about a sense of belonging and responsibility towards the environment. From a sensitive look at the relationships that are established today between human beings and nature, it is discussed how children's literature enables the establishment of conditions so that children aged 4 to 5 years can have moments of involvement with nature in institutions of Early Childhood Education. The concepts of Marcos Reigota, Felix Guattari, Gilka Girardello, Lea Tiriba and Angela Coutinho were used to enrich the discussions of this work, dialoguing with the analysis of the presence of Environmental Education in legislative texts and guiding documents, approved by the Ministry of Education (MEC ), which guide the curriculum and pedagogical practice in Early Childhood Education. The chosen methodology was a field study with a qualitative focus guided by participant observation. As data production tools, the production of images, planning and execution of two pedagogical workshops were used, the production of children during the execution of the pedagogical workshops, notes in the field diary, photos and voice recording, in this way, if the analysis of the research through the description of the dialogues and experiences that took place during the days of observation and workshops. The participating children and protagonists of this study established a sensitive relationship with nature, giving new meaning to the ways of being in the world and thinking about it, through workshops, literature for children and contact with the natural environment mediated by imagination
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/85235
    Collections
    • Pedagogia [601]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV