• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Corpo, infância e educação : um estudo sobre os temas publicados na Scientific Electronic Library Online (Scielo/Brasil) entre os anos de 2016 e 2020

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    JULIA CAROLINE FARIAS DE MOURA.pdf (620.4Kb)
    Data
    2020
    Autor
    Moura, Julia Caroline Farias de
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Este estudo examina os temas tratados em artigos científicos sobre corpo, infância e educação, publicados na Scientific Electronic Library Online (SciELO/Brasil), entre os anos de 2016 e 2020. Se caracteriza por uma pesquisa bibliográfica, desenvolvida por meio de seleção e análise de 12 artigos que se remetem à Educação Infantil e aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Entre os instrumentos de pesquisa foram empregadas a leitura e a categorização dos trabalhos. Esse exercício ocorreu de forma exploratória, de modo que os dados foram transferidos para fichamentos e, em seguida, interpretados segundo suas recorrências. Nesse sentido, foram estabelecidas leituras reflexivas com o intuito de identificar semelhanças e diferenças no material selecionado. A partir deste exercício metodológico, chegou-se a seguinte organização dos temas: Educação Infantil - brincadeira, cuidado, expressões corporais e inclusão; Anos Iniciais do Ensino Fundamental - práticas pedagógicas e cuidado. Por fim, identificou-se uma quantidade superior de artigos no âmbito da Educação Infantil, o que sinaliza maior interesse pelas discussões que envolvem o corpo naquele nível de ensino, ou seja, na formação da criança pequena. Também a averiguação de que os trabalhos da Educação Infantil possuíam um caráter mais propositivo em relação à educação do corpo, enquanto aqueles dos Anos Iniciais se concentravam na crítica daquilo que já ocorre (ou ocorreu) na escola, especialmente sobre os saberes escolares
     
    Abstract : This study examines the themes dealt with in scientific articles on body, childhood and education, published in the Scientific Electronic Library Online (SciELO/Brazil), between the years 2016 and 2020. It is characterized by a bibliographic research, developed through selection and analysis of 12 articles referring to Early Childhood Education and the Early Years of Elementary Education. Among the research instruments, reading and categorizing works were used. This exercise took place in an exploratory way, so that the data were transferred to records and then interpreted according to their recurrences. In this sense, reflective readings were established in order to identify similarities and differences in the selected material. From this methodological exercise, the following themes were organized: Early Childhood Education - play, care, body expressions and inclusion; Early Years of Elementary School - pedagogical practices and care. Finally, a higher number of articles was identified in the scope of Early Childhood Education, which signals greater interest in the discussions that involve the body at that level of education, that is, in the training of young children. Also the investigation that the works of Early Childhood Education had a more purposeful character in relation to the education of the body, while those of the Early Years focused on criticizing what already occurs (or occurred) in school, especially about school knowledge
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/85707
    Collections
    • Pedagogia [622]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV