As contribuições do estágio supervisionado na formação e prática do professor iniciante : uma análise com estudantes do curso de Pedagogia da UFPR
Resumo
Resumo : A pesquisa tem por objetivo geral analisar as contribuições do estágio supervisionado na formação e prática do professor iniciante. Para tanto, foram discutidas questões relacionadas as dificuldades encontradas pelo professor iniciante (estudante em formação) em sua prática docente e o papel da Universidade como instituição formadora. A escolha por essa temática se deve à própria experiência enquanto professora iniciante e as dificuldades encontradas no início da carreira, como: o medo de não dar conta das atribuições; a dificuldade ao planejar as aulas e atividades; as frustrações com o desinteresse dos alunos; e a falta de apoio encontrada na Escola. A pesquisa bibliográfica baseia-se em autores como: Tardif (2014), Lima e Pimenta (2004) Lima e Pimenta (2006), Pimenta (1997) e Guarnieri (2012). Como metodologia optou-se pela pesquisa qualitativa de caráter exploratório, utilizando como ferramentas a revisão de literatura e a realização de entrevistas com 33 (trinta e três) estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná, realizadas no mês de setembro de 2020, via formulário do Google. A pesquisa de campo contou com entrevistas semiestruturadas enviadas para acadêmicos(as) de Pedagogia da UFPR. O questionário com 24 (vinte e quatro) questões trata sobre o perfil do estudante, papel do estágio na formação docente e as dificuldades encontradas na realização das disciplinas de estágio. Para a análise das respostas foram definidas três categorias: 1) Contribuições do curso de formação inicial na prática docente; 2) Importância dos Estágio Supervisionado na formação docente; 3) Dificuldades encontradas na realização do estágio. A partir nas análises realizadas a pesquisa aponta as contribuições dos estágios supervisionados na formação do professor e as principais dificuldades encontradas no início da carreira, limites e possibilidades Abstract : The general objective of the research is to analyze the contributions of the supervised internship in the training and practice of the beginning teacher. To this end, issues related to the difficulties encountered by the beginning teacher (student in training) in his teaching practice and the role of the University as a training institution were discussed. The choice for this theme is due to her own experience as a beginner teacher and the difficulties encountered at the beginning of her career, such as: the fear of not being able to cope with her duties; the difficulty in planning classes and activities; frustrations with students' lack of interest; and the lack of support found at the School. The bibliographic research is based on authors such as: Tardif (2014), Lima and Pimenta (2004) Lima and Pimenta (2006), Pimenta (1997) and Guarnieri (2012). As a methodology, qualitative exploratory research was chosen, using as tools the literature review and interviews with 33 (thirty-three) students of the Pedagogy course at the Federal University of Paraná, held in September 2020, via Google form. The field research included semi-structured interviews sent to students of Pedagogy at UFPR. The questionnaire with 24 (twenty-four) questions deals with the student's profile, the role of the internship in teacher training and the difficulties encountered in carrying out the internship subjects. For the analysis of responses, three categories were defined: 1) Contributions from the initial training course in teaching practice; 2) Importance of Supervised Internship in teacher training; 3) Difficulties encountered in carrying out the internship. Based on the analyzes carried out, the research intends to point out the contributions of supervised internships in teacher education and the main difficulties encountered at the beginning of the career, limits and possibilities.
Collections
- Pedagogia [622]