Convergência Bimodal da educação : o que se tem estudado no âmbito do ensino hibrido e da EAD
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Data
2018Autor
Mota Junior, Julio Corcino Rodrigues
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Resumo : Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) visa o aprofundamento na discussão teórica referente a convergência bimodal da educação, tendo como base de análise, as modalidades Educação a Distância (EaD) e Híbrida, trazendo seus aspectos educacionais, como autonomia, processo de ensino-aprendizagem na relação educando e educador, e o contexto histórico e contemporâneo das modalidades na educação pública brasileira. Traz como questão norteadora: Quais são os aspectos da convergência bimodal que abrangem as modalidades educacionais EaD e o Ensino Híbrido no contexto brasileiro? Tem como objetivo Geral analisar os principais autores que abordam a EaD e a Educação Híbrida desenvolvidas nos últimos anos, de modo a refletir as possibilidades da convergência bimodal da educação. Utilizou-se de uma abordagem qualitativa, para que assim fosse construído a revisão de literatura, usando os bancos de dados Capes periódicos, Scielo Br e Google Acadêmico, no qual foram coletados trabalhos acadêmicos, como artigos, dissertações, teses e anais de eventos, que focavam nas tecnologias para o ensino presencial, bimodalidade educacional, EaD e Ensino Híbrido, em conjunto com a legislação específica das modalidades. Construíram-se as seções mostrando a formação da Educação Bimodal no Brasil. Conclui-se que para o ensino bimodal ocorrer nos objetivos de um ensino público, gratuito e de qualidade, é necessário a participação ativa de todos os envolvidos e que a aprendizagem seja planejada centrando-se no educando, pois o desenvolvimento da autonomia é gradativo e ocorre durante todo o processo de ensino-aprendizagem.
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- Pedagogia [616]