O corpo na educação infantil : análise do Caderno Pedagógico "Movimento", da SME de Curitiba/PR
Visualizar/ Abrir
Data
2018Autor
Alves, Patricia Cristina Siqueira
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo : Com base na importância do movimento na Educação Infantil, este trabalho tem o intuito de investigar as orientações quanto ao movimento na Educação Infantil na cidade de Curitiba, nos Centros Municipais de Educação Infantil. Para isto utilizamos como objeto de estudo o Caderno Pedagógico "Movimento", elaborado para a Educação Infantil, pela Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, o qual analisamos a estrutura, a elaboração do documento quanto aos autores que o escreveram, expondo como o conceito movimento é abordado no Caderno Pedagógico "Movimento". Investigamos quem são os professores que escrevem o material, a literatura utilizada para a construção desse documento e as questões acerca do profissional de Educação Física na Educação Infantil. O trabalho foi dividido em três capítulos. No primeiro capítulo nós discutimos sobre o corpo na Educação Infantil e o movimento na Educação Infantil. No segundo capítulo abordamos a estrutura do Caderno Pedagógico "Movimento", que trata sobre o significado de movimento para os autores do caderno pedagógico, assim como os objetivos e percurso profissional das autoras do caderno pedagógico e, por fim, o embasamento teórico que compõem a estrutura do documento. Já no terceiro e último Capitulo tratamos da questão do professor e do movimento na Educação Infantil e também a influência que o documento pode ou não trazer para as docentes. A metodologia utilizada neste trabalho foi a pesquisa bibliográfica, a qual traçou um arrazoado sobre o tema, tentando encontrar respostas às questões formuladas e focando na análise documental como fonte principal, no caso o caderno pedagógico "Movimento" 2009, da Prefeitura Municipal de Curitiba. Durante a elaboração do trabalho tivemos uma postura positiva em relação à Educação Física na Educação Infantil, trazendo reflexões que contribuem para essa discussão sobre o trabalho com o movimento na Educação Infantil. Entendemos que a Educação Física é importante desde o princípio do percurso escolar da criança. Abstract : Based on the importance of the body movement on Childhood Education, this workintend to investigate the governmental orientations regarding body movement on Childhood Education at Curitiba city. We used Pedagogical Book "Movimento" as the study object, elaborated for Childhood Education by Curitiba's Municipal Secretary of Education, analysing its structure and its elaboration regarding its authors, exposing how the movement concepts are approached on Pedagogical Book "Movimento". We investigated the teachers who wrote the book, the literature used to develop that document and the questions regarding Physical Education professionals at Childhood Education. This work was dividedin three chapters. At the first chapter, we discussed about the body and the body moviment at Childhood Education. The second chapter approaches the structure of the Pedagogical Book "Movimento", where the meaning of the body movement is discussed according to book's authors opinions, as well as the authors objectives and their professonal carreers, and lastly, the theoretical basis that composes the document's structure. At the third chapter we discussed how the teacher deals with the body movement at Childhood Education and the influence of the document over teacher's professional behavior. The methodology used in this work was the bibliographical reseach, that outlined the argumentation about the studied subject, in the attempt to find answers for the initial questions, focusing on the documental analysis of the referred book as main source of information. During the elaboration of the work we had a positive attitude regarding Physical Education in Child Education, bringing reflections that contribute to this discussion about the work with the movement in Early Childhood Education. We understand that Physical Education is important from the beginning of the child's school career
Collections
- Pedagogia [445]