Corpo, infância e educação : uma análise dos trabalhos apresentados nas reuniões científicas da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), ocorreidas em 20117 e 2019
Resumo
Resumo : Este estudo teórico se caracterizou pela análise dos trabalhos que trataram do corpo em reuniões nacionais da ANPEd, mais especificamente no grupo 07 - "Educação de Crianças de 0 a 6 anos" e no grupo 13 - "Educação Fundamental", nos anos de 2017 e 2019. Teve o objetivo de examinar como a relação entre corpo, infância e educação se manifestou nas pesquisas apresentadas. Utilizou como referenciais teóricos as obras de Le Breton (2004, 2009, 2012, 2013), Buss-Simão (2008, 2019a, 2019b), Agostinho (2018) e Bertherat (1977). Como metodologia se pautou por uma abordagem bibliográfica, com a seleção, a leitura e o fichamento dos trabalhos, bem como posterior definição das categorias temáticas. Os resultados apontaram aspectos diversificados relativos ao corpo, com especial destaque aos seguintes pontos: Diversidade étnico-racial; Reprodução dos modos de comportamento entre pares (crianças e/ou adultos); Cuidado; O brincar e as brincadeiras na educação infantil; Relações entre o corpo e a linguagem na creche; Indisciplina corporal; Violência nas escolas; O brincar no ensino fundamental. Por fim, identificou grande variabilidade entre os temas tratados, com a predominância de um corpo que conta com maior liberdade no grupo 07 - "Educação de Crianças de 0 a 6 anos" e de um corpo mais regulado no grupo 13 - "Educação Fundamental" Abstract : This theoretical study was characterized by the analysis of the works that dealt with the body in national meetings of ANPEd, more specifically in group 07 - "Education of Children from 0 to 6 years" and in group 13 - "Elementary Education", in the years 2017 and 2019. It aimed to examine how the relationship between body, childhood and education was manifested in the research presented. The works of Le Breton (2004, 2009, 2012, 2013), Buss-Simão (2008, 2019a, 2019b), Agostinho (2018) and Bertherat (1977) were used as theoretical references. As a methodology, it was guided by a bibliographic approach, with the selection, reading and writing of the works, as well as subsequent definition of the thematic categories. The results showed diverse aspects related to the body, with special emphasis on the following points: Ethnic-racial diversity; Reproduction of modes of behavior between peers (children and / or adults); Care; Play and games in early childhood education; Relations between body and language in the daycare center; Body indiscipline; Violence in schools; Playing in elementary school. Finally, he identified great variability between the themes dealt with, with the predominance of a body that has greater freedom in group 07 - "Education for Children from 0 to 6 years old" and a more regulated body in group 13 - "Elementary Education"
Collections
- Pedagogia [622]