As contribuições da abordagem Pikler-Lóczy para a constituição de uma pedagogia para os bebês
Resumo
Resumo : O presente trabalho, fruto de uma revisão de literatura de cunho qualitativo, tem como objetivo investigar as contribuições da abordagem Pikler-Lóczy para a constituição de uma pedagogia específica para os bebês. O referencial teórico estudado fundamenta a defesa da indissociabilidade entre educar e cuidar na educação infantil, apontando para a importância de se garantir um processo educativo baseado em um cuidado humanizado, que respeite o ser humano desde o início da vida, levando em consideração a profunda conexão entre as suas dimensões física, psíquica e social. Para o desenvolvimento da pesquisa procedeu-se ao levantamento da produção nas bases de dados ANPEd, CAPES e Google Acadêmico, com os descritores "Emmi Pikler", "Pikler" e "Lóczy". Dada a especificidade das publicações relativas à experiência de Lóczy, que tendem a ter um caráter mais pedagógico e não tão acadêmico, também foram consideradas as produções catalogadas no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil (NEPIE/UFPR). A partir do levantamento e análise da produção identificou-se que a pediatra húngara Emmi Pikler, com o vivido no Instituto Lóczy, aporta com princípios orientadores, a saber: o profundo respeito pelo bebê e sua individualidade, reconhecendo-o como sujeito de direitos; a valoração da atividade autônoma do bebê, baseada em suas próprias iniciativas, aliada ao foco no desenvolvimento gradativo da autonomia; a importância do vínculo entre adulto e bebê, construído com base em uma relação afetiva privilegiada e de qualidade nos momentos de cuidados; a liberdade de movimentos, para um brincar livre e uma livre exploração de si mesmo e do entorno. Tais princípios nos levam a repensar a função da educação infantil nos três primeiros anos de vida, indicando que as práticas pedagógicas se orientem por dois pilares: o cuidado e as relações. Neste processo, o papel das professoras, embora não interventivo, é decisivo, sobretudo no que diz respeito às situações individualizadas de cuidado, e à garantia de condições materiais para que os bebês tenham a possibilidade de brincar e se desenvolver livremente. Entende- se que, por meio destas concepções, podemos buscar ressignificar as práticas cotidianas com os bebês, no sentido de garantir um maior respeito pela sua individualidade e seu desenvolvimento Abstract : The present paper, result of a qualitative literature review, aims to investigate the contributions of the Pikler-Lóczy approach on the constitution of a pedagogy specific for babies. The studied theoretical framework supports the defense of the indissociability between educating and caring in early childhood education, pointing to the importance of guaranteeing an educational process based on humanized care that respects the human being from the beginning of its life, taking into account the deep connection between its physical, psychic and social dimensions. The research was conducted with a survey in the ANPEd, CAPES and Google Academic’s databases using the descriptors "Emmi Pikler", "Pikler" and "Lóczy". Given the specificity of publications concerning Lóczy experience, which tend to have a more pedagogical character than an academic one, cataloged productions from the Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil (NEPIE/UFPR) were also considered. From the production’s survey and analysis it was identified that the Hungarian pediatrician Emmi Pikler, with her experience at the Lóczy Institute, provides guiding principles, namely: deep respect for the baby and its individuality, recognizing it as a subject of rights; the valuation of the baby’s autonomous activity, based on its own initiatives, combined with focusing on the gradual development of its autonomy; the importance of the bond between the adult and the baby, built over a privileged affective relationship and in quality moments of care; freedom of movement for playing and exploring yourself and the surroundings. These principles lead us to rethink the function of early childhood education in the first three years of life, indicating that pedagogical practices should be guided by two pillars: care and relationships. In this process, the role of teachers, while not interventionist, is crucial, especially regarding individualized situations of care and ensuring material conditions for babies to be able to play and to develop freely. It is understood that, through these conceptions, we can seek to re-signify the daily practices with the babies, in order to guarantee a greater respect for their individuality and their development
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- Pedagogia [601]