Navegação Ensino de filosofia no ensino médio por título
Itens para a visualização no momento 55-74 of 106
-
Filosofia e corpo : proposta de sequência didática para o ensino médio
(2018)Resumo: Durante a história da Filosofia ocidental, a partir dos socráticos, o corpo intrigou diversos pensadores que lhe investiram marcas conceituais, transformandoo em fonte de questionamentos filosóficos. Paradoxalmente, ... -
Filosofia e ENEM : uma realidade a se pensar
(2016)Resumo : Este trabalho de pesquisa tem como objetivo apresentar o ensino de filosofia no Ensino Médio. Passando a situar seu ensino a partir da legislação da filosofia, ou seja, a Lei que rege seu ensino, embora não torne ... -
Filosofia e meio ambiente no ensino médio
(2016)Resumo : O presente trabalho tem a intenção de apresentar uma proposta interdisciplinar para articular conhecimentos e práticas pedagógicas entre as disciplinas de filosofia e educação ambiental, sendo que tais práticas ... -
Filosofia no ensino médio : reflexões a partir de uma experiência da autonomia dos estudantes, com base no texto"O que é esclarecimento", de Kant, uma experiência libertadora
(2015)Resumo : Neste artigo objetivou-se mostrar a importância de desenvolver o tema de reflexões sobre o ensino de filosofia com instrumento de autonomia em contextualização, percebe-se que que novos paradigmas se fazem presentes ... -
Filosofia no ensino médio, o que ensinar e como ensinar? Trabalhando e adaptando conceitos e sala de aula. : Como o uso de conceitos em sala de aula podem ajudar os estudantes de ensino médio a desenvolverem aptidões para formular um pensamento concreto?
(2015)Resumo : A grande dificuldade encontrada nos dias atuais pelos professores e professoras da educação básica, é tamanha, que se tem buscado alternativas para sala de aula onde se consiga cativar a atenção dos educandos. ... -
A filosofia política no ensino médio : meios de se trabalhar o contratualismo em sala de aula
(2018)Resumo: O estudo a seguir busca apresentar as dificuldades pelos quais os docentes da disciplina de filosofia do ensino médio se deparam nas salas de aula. A ausência de materiais didáticos, tão essenciais ao ensino da ... -
Filosofia, cinema e emancipação : o uso de filmes nas aulas de filosofia do ensino médio como estratégia para a construção da nova sensibilidade marcuseana
(2018)Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem, como um dos seus principais objetivos, redefinir o espaço e papel dos filmes nas aulas de Filosofia do Ensino Médio. Buscamos defender a potencialidade do cinema como ... -
Finitude humana como tema na disciplina de filosofia no ensino médio
(2018)Resumo: Este trabalho pretende apresentar uma proposta de abordagem do tema da finitude humana no Ensino Médio, na disciplina de filosofia. Pressupomos que os jovens não tem se dado conta da própria finitude, vivendo, por ... -
A formação continuada de professores de filosofia, do ensino médio, por meio de um grupo de estudos
(2016)Resumo : Reconhecendo a importância de uma formação continuada que considere as experiências dos professores, porém, que privilegie também reflexões conceituais sobre suas práticas, pretende-se analisar como as atividades ... -
A formação do cidadão ideal na República de Platão
(2018)Resumo: O objetivo do presente trabalho é analisar que tipo de homem (cidadão) Platão almeja "formar" para viver em sua cidade ideal. A República constitui um projeto ambicioso de reforma da sociedade e do homem. A educação ... -
Fragilidade branca : a resistência dos discentes brancos de um colégio público de Ponta Grossa [PR], frente à política pública de Ações Afirmativas de reserva de vagas (cotas) para negros em Curso Superior
(2017)Resumo: Este trabalho apresenta a dificuldade que a etnia branca tem em aceitar os avanços sociais de outras etnias. A escritora estadunidense Robin Diangelo deu o nome a esse fenômeno de Fragilidade Branca. Esse conceito ... -
Frankenstein e a responsabilidade do cientista : um diálogo entre a ficção e a filosofia da ciência
(2018)Resumo : A filosofia da ciência é parte integrante do currículo de filosofia no ensino médio, no Paraná ela deve ser aplicada no terceiro ano. Nosso trabalho apresenta uma sugestão de temática e abordagem de introdução a ... -
Hans Jonas em sala de aula : o dualismo como problema filosófico. Uma reflexão no ensino médio
(2018)Resumo : O presente trabalho refere-se a uma proposta de ensino de filosofia no ensino médio tendo como obra de referência a A filosofia a partir de seus problemas. Essa proposta tem como fundamento o ensino da filosofia ... -
A heterogeneidade sociocultural como elemento agregador para o ensino de ética nas aulas de filosofia no ensino médio
(2018)Resumo: Este trabalho tem o objetivo de elaborar uma proposta de aula de filosofia que utilize o histórico sociocultural que os alunos trazem para dentro da sala de aula, tendo uma expectativa de que estas experiências ... -
A imortalidade da alma em Fédon de Platão nas aulas de filosofia para o 1º ano do ensino médio
(2018)Resumo: Este trabalho busca analisar o conceito da imortalidade da alma no diálogo Fédon de Platão e relacioná-lo com as aulas de Filosofia para o 1º ano do ensino médio. Com tal proposta, buscam-se metodologias para o ... -
A importância da filosofia para a construção de valores
(2018)Resumo: O presente estudo tem como tema a importância da filosofia para a construção de valores, que é constantemente discutido, tanto no âmbito acadêmico, como, também, pelo senso comum, com variadas interpretações sobre ... -
A importância de se trabalhar ética de virtudes na escola
(2018)Resumo: Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de apresentar a ética de virtudes aristotélica a partir de conceitos centrais, abordando seu caráter prático. Entendemos que a melhor forma de agir passa antes pelo ... -
Indústria cultural : seus produtos e a possível dominação contemporânea exercida no jovem
(2018)Resumo: Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de apresentar a ética de virtudes aristotélica a partir de conceitos centrais, abordando seu caráter prático. Entendemos que a melhor forma de agir passa antes pelo ... -
Jean Paul Sartre e a liberdade : uma perspectiva didática
(2015)Resumo : A liberdade é um tema fundamental intrínseco á condição humana. Os seres humanos estão condenados á esta condição, não podendo escapar dela, a liberdade pesa-lhes como um fardo sobre sua existência. Condenado a ... -
"O livre-arbítrio" de Santo Agostinho : "A causa do pecado - o abuso da vontade livre" em sala de aula
(2018)Resumo: Este estudo apresenta uma proposta de trabalho com o texto de Santo Agostinho "O livre-arbítrio": "A causa do pecado – O abuso da vontade livre" na aula de Filosofia do Ensino Médio. O estudo está centrado na ...