A filosofia política no ensino médio : meios de se trabalhar o contratualismo em sala de aula
Resumo
Resumo: O estudo a seguir busca apresentar as dificuldades pelos quais os docentes da disciplina de filosofia do ensino médio se deparam nas salas de aula. A ausência de materiais didáticos, tão essenciais ao ensino da disciplina é muito recorrente e acaba por dificultar o aprendizado da mesma. Com base nestas informações, criou-se um meio didático que busca unir a teoria filosófica política, ou mais especificamente, as teorias contratualistas de Thomas Hobbes, John Locke e Jean-Jacques Rousseau com uma atividade muito comum aos jovens, os jogos. Um jogo de tabuleiro que busca facilitar a compreensão por parte dos alunos das teorias já citadas e que pode ainda ser utilizado como um método avaliativo pelo professor da disciplina de filosofia. Por fim, através deste projeto pretende-se que os alunos desenvolvam um novo jeito de olhar a filosofia e que possam considerar aprender não só através dos textos filosóficos, mas também de uma forma lúdica e prazerosa.