Navegação Ensino de filosofia no ensino médio por título
Itens para a visualização no momento 75-94 of 106
-
Método socrático : uma metodologia para filosofia
(2015)Resumo : Um método de entendimento deve ter como base um bom conhecimento sobre O método de Sócrates objetiva o despertar crítico do cidadão consigo mesmo ele aguça o buscar conhecer cada vez mais e faz por si só uma busca ... -
O mito de Hércules e Medusa : uma ótica sobre a estética, a cultura do estupro e o feminicídio
(2018)Resumo: O presente trabalho se pautou na discussão sobre o feminicídio e a violência contra o gênero feminino. Esse foi, em suma, o escopo do trabalho. Inicialmente, se buscou caracterizar o ensino de filosofia e a sua ... -
Morte e angústia existencial : uma reflexão no contexto escolar
(2018)Resumo: O presente trabalho se justifica considerando que não existe uma espécie de educação voltada para a finitude humana nos contextos escolares, tal assunto é considerado tabu entre professores e alunos, assim como ... -
O mundo de Sofia como recurso didático para introdução à filosofia
(2015)Resumo : A escola pública do Estado do Paraná não comtempla o ensino de filosofia no ensino fundamental. Com a falta de conhecimento da disciplina de filosofia em sua formação. Ao avançarem para o ensino médio, os alunos ... -
A neutralidade tecnológica e a sala de aula : análise teórica e prática de Pierre Levy
(2016)Resumo : Ao longo deste trabalho faremos uma investigação sobre o processo de ensino de filosofia e as novas tecnologias. Sabemos que com o advento do século XXI as novas ferramentas tecnológicas vieram para ocupar papel ... -
Obstáculos pedagógicos para a aprendizagem de filosofia no ensino médio
(2015)Resumo : Este ensaio busca abordar a pedagogia do ensino de Filosofia no Ensino Médio, fundamentado na perspectiva construtivista do filósofo francês Gaston Bachelard. O mesmo propôs a existência de obstáculos epistemológicos, ... -
A origem do estado civil e a sua relação com a natureza humana : uma comparação entre Hobbes e Rousseau
(2018)Resumo: O presente trabalho se divide em duas etapas, na primeira visamos explorar aspectos do pensamento antropológico filosófico de Thomas Hobbes e Jean Jacques Rousseau, bem como seus desdobramentos no campo político, ... -
O papel da filosofia na formação do aluno do ensino médio
(2015)Resumo : Após um período de ausência a disciplina de filosofia retomou seu lugar de direito, foi reinserida na grade curricular do ensino médio. Sempre que abordamos o tema ensino de filosofia, temos que legitimá-lo, pois ... -
Participação política, segundo Maquiavel
(2018)Resumo: Este trabalho apresenta uma análise sobre a participação dos jovens na política do Brasil, a partir observação da falta de interesse dos jovens em participar ativamente da política no dia a dia, do desconhecimento ... -
Política, democracia e o bem-estar comum : uma reflexão entre o pensamento dos sofistas e de Platão para os dias atuais
(2018)Resumo: Esse estudo apresenta uma proposta de plano de aula no campo da filosofia política tendo como ponto de partida a problematização do contexto político atual no qual está inserido o adolescente do Ensino Médio, por ... -
As principais diferenças entre More e Maquiavel : ética e filosofia política em sala de aula
(2018)Resumo: Tema proposto para ser apresentado dentro de um trimestre letivo. Sobre uma prerrogativa de análise das obras de More e Maquiavel, buscar uma compreensão, junto aos alunos, tanto de um entendido moral como político ... -
Os problemas da transposição didática e a maiêutica socrática como método no ensino de filosofia do ensino médio
(2018)Resumo: O presente trabalho tem por objetivo estudar e desenvolver procedimentos pedagógicos e metodológicos mais adequados ao ensino da disciplina de Filosofia no ensino médio. Tem o objetivo de facilitar a assimilação ... -
Reconhecendo Nietzsche em Brás Cubas : o defunto-autor
(2018)Resumo: O presente trabalho pretende apresentar uma proposta de curso interdisciplinar a ser realizado com as disciplinas de Língua Portuguesa/Literatura e Filosofia, no Ensino Médio. Primeiramente são apresentadas conceitos ... -
Uma reflexão sobre a ética no ensino de filosofia
(2018)Resumo: O tema do trabalho pesquisado foi sobre a ética e apresenta uma reflexão sobre a ética no contexto educacional, dando ênfase à contribuição da filosofia em sala de aula, para o comportamento ético, na educação, no ... -
A relação do conhecimento com a filosofia no ensino médio
(2015)Resumo : A filosofia busca por uma compreensão da realidade, a reflexão de um todo. Busca pela verdade de um ponto de vista filosófico, exigente a racionalidade, com coerência e lógica. É de suma importância a filosofia ... -
A relação entre o conceito de cidadania presente nos documentos oficiais direcionados à educação e a formação da educação política de Theodor W. Adorno
(2018)Resumo: Este trabalho possui a intenção de exame da educação contemporânea em dois passos principais: a princípio, pela análise dos documentos oficiais nacionais direcionados à disciplina de filosofia para o Ensino Médio, ... -
A relação entre o conflito e a liberdade a partir da teoria dos humores, no pensamento de Maquiavel
(2018)Resumo: O objetivo deste trabalho consiste em proporcionar conhecimento a alunos do segundo grau sobre a relação entre o conflito e a liberdade a partir da teoria dos humores, no pensamento de Maquiavel. Observando o ... -
Relações de poder : ensinando poder no ensino médio a partir do urbano
(2016)Resumo : Como ensinar a nossos alunos que o poder está permeado nas relações urbanas de construção desse espaço sobre o espaço natural e seus agentes construtores? -
A representação política é real?
(2018)Resumo: A política está sendo criticada com muito rigor, os políticos que ali estão foram eleitos. Como foram eleitos? Eleitos pelo nosso sistema representativo, portanto cidadãos de pleno direito tiveram sua oportunidade ...