Navegação Ensino de filosofia no ensino médio por título
Itens para a visualização no momento 67-86 of 106
-
Hans Jonas em sala de aula : o dualismo como problema filosófico. Uma reflexão no ensino médio
(2018)Resumo : O presente trabalho refere-se a uma proposta de ensino de filosofia no ensino médio tendo como obra de referência a A filosofia a partir de seus problemas. Essa proposta tem como fundamento o ensino da filosofia ... -
A heterogeneidade sociocultural como elemento agregador para o ensino de ética nas aulas de filosofia no ensino médio
(2018)Resumo: Este trabalho tem o objetivo de elaborar uma proposta de aula de filosofia que utilize o histórico sociocultural que os alunos trazem para dentro da sala de aula, tendo uma expectativa de que estas experiências ... -
A imortalidade da alma em Fédon de Platão nas aulas de filosofia para o 1º ano do ensino médio
(2018)Resumo: Este trabalho busca analisar o conceito da imortalidade da alma no diálogo Fédon de Platão e relacioná-lo com as aulas de Filosofia para o 1º ano do ensino médio. Com tal proposta, buscam-se metodologias para o ... -
A importância da filosofia para a construção de valores
(2018)Resumo: O presente estudo tem como tema a importância da filosofia para a construção de valores, que é constantemente discutido, tanto no âmbito acadêmico, como, também, pelo senso comum, com variadas interpretações sobre ... -
A importância de se trabalhar ética de virtudes na escola
(2018)Resumo: Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de apresentar a ética de virtudes aristotélica a partir de conceitos centrais, abordando seu caráter prático. Entendemos que a melhor forma de agir passa antes pelo ... -
Indústria cultural : seus produtos e a possível dominação contemporânea exercida no jovem
(2018)Resumo: Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de apresentar a ética de virtudes aristotélica a partir de conceitos centrais, abordando seu caráter prático. Entendemos que a melhor forma de agir passa antes pelo ... -
Jean Paul Sartre e a liberdade : uma perspectiva didática
(2015)Resumo : A liberdade é um tema fundamental intrínseco á condição humana. Os seres humanos estão condenados á esta condição, não podendo escapar dela, a liberdade pesa-lhes como um fardo sobre sua existência. Condenado a ... -
"O livre-arbítrio" de Santo Agostinho : "A causa do pecado - o abuso da vontade livre" em sala de aula
(2018)Resumo: Este estudo apresenta uma proposta de trabalho com o texto de Santo Agostinho "O livre-arbítrio": "A causa do pecado – O abuso da vontade livre" na aula de Filosofia do Ensino Médio. O estudo está centrado na ... -
Método socrático : uma metodologia para filosofia
(2015)Resumo : Um método de entendimento deve ter como base um bom conhecimento sobre O método de Sócrates objetiva o despertar crítico do cidadão consigo mesmo ele aguça o buscar conhecer cada vez mais e faz por si só uma busca ... -
O mito de Hércules e Medusa : uma ótica sobre a estética, a cultura do estupro e o feminicídio
(2018)Resumo: O presente trabalho se pautou na discussão sobre o feminicídio e a violência contra o gênero feminino. Esse foi, em suma, o escopo do trabalho. Inicialmente, se buscou caracterizar o ensino de filosofia e a sua ... -
Morte e angústia existencial : uma reflexão no contexto escolar
(2018)Resumo: O presente trabalho se justifica considerando que não existe uma espécie de educação voltada para a finitude humana nos contextos escolares, tal assunto é considerado tabu entre professores e alunos, assim como ... -
O mundo de Sofia como recurso didático para introdução à filosofia
(2015)Resumo : A escola pública do Estado do Paraná não comtempla o ensino de filosofia no ensino fundamental. Com a falta de conhecimento da disciplina de filosofia em sua formação. Ao avançarem para o ensino médio, os alunos ... -
A neutralidade tecnológica e a sala de aula : análise teórica e prática de Pierre Levy
(2016)Resumo : Ao longo deste trabalho faremos uma investigação sobre o processo de ensino de filosofia e as novas tecnologias. Sabemos que com o advento do século XXI as novas ferramentas tecnológicas vieram para ocupar papel ... -
Obstáculos pedagógicos para a aprendizagem de filosofia no ensino médio
(2015)Resumo : Este ensaio busca abordar a pedagogia do ensino de Filosofia no Ensino Médio, fundamentado na perspectiva construtivista do filósofo francês Gaston Bachelard. O mesmo propôs a existência de obstáculos epistemológicos, ... -
A origem do estado civil e a sua relação com a natureza humana : uma comparação entre Hobbes e Rousseau
(2018)Resumo: O presente trabalho se divide em duas etapas, na primeira visamos explorar aspectos do pensamento antropológico filosófico de Thomas Hobbes e Jean Jacques Rousseau, bem como seus desdobramentos no campo político, ... -
O papel da filosofia na formação do aluno do ensino médio
(2015)Resumo : Após um período de ausência a disciplina de filosofia retomou seu lugar de direito, foi reinserida na grade curricular do ensino médio. Sempre que abordamos o tema ensino de filosofia, temos que legitimá-lo, pois ... -
Participação política, segundo Maquiavel
(2018)Resumo: Este trabalho apresenta uma análise sobre a participação dos jovens na política do Brasil, a partir observação da falta de interesse dos jovens em participar ativamente da política no dia a dia, do desconhecimento ... -
Política, democracia e o bem-estar comum : uma reflexão entre o pensamento dos sofistas e de Platão para os dias atuais
(2018)Resumo: Esse estudo apresenta uma proposta de plano de aula no campo da filosofia política tendo como ponto de partida a problematização do contexto político atual no qual está inserido o adolescente do Ensino Médio, por ... -
As principais diferenças entre More e Maquiavel : ética e filosofia política em sala de aula
(2018)Resumo: Tema proposto para ser apresentado dentro de um trimestre letivo. Sobre uma prerrogativa de análise das obras de More e Maquiavel, buscar uma compreensão, junto aos alunos, tanto de um entendido moral como político ... -
Os problemas da transposição didática e a maiêutica socrática como método no ensino de filosofia do ensino médio
(2018)Resumo: O presente trabalho tem por objetivo estudar e desenvolver procedimentos pedagógicos e metodológicos mais adequados ao ensino da disciplina de Filosofia no ensino médio. Tem o objetivo de facilitar a assimilação ...