• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Ensino de filosofia no ensino médio
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Ensino de filosofia no ensino médio
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Fragilidade branca : a resistência dos discentes brancos de um colégio público de Ponta Grossa [PR], frente à política pública de Ações Afirmativas de reserva de vagas (cotas) para negros em Curso Superior

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - MAURO MARCOLINO CARNEIRO.pdf (770.7Kb)
    Data
    2017
    Autor
    Carneiro, Mauro Marcolino
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Este trabalho apresenta a dificuldade que a etnia branca tem em aceitar os avanços sociais de outras etnias. A escritora estadunidense Robin Diangelo deu o nome a esse fenômeno de Fragilidade Branca. Esse conceito foi utilizado em uma pesquisa no Colégio Agrícola Estadual Augusto Ribas porque há uma resistência do corpo discente na questão das cotas raciais para o ensino superior. A pesquisa foi realizada no ano de 2017 com alunos e alunas dos primeiros e segundos anos. Foi utilizado um questionário com três perguntas descritivas sobre o tema cotas raciais. A fundamentação teórica foi da autora que cunhou o termo Fragilidade Branca, Robin Diangelo, do filósofo Jean Paul Sartre, da escritora brasileira Eliane Cavalleiro e do brasileiro Joel Rufino dos Santos. Nas respostas dos discentes se confirma a tese de Diangelo: os brancos se sentem acuados quando saem de sua zona de conforto. A maioria dos alunos e alunas são contra as cotas raciais porque sentem que as vagas nas universidades é um direito deles. Com esses resultados o Colégio Agrícola e a Equipe Multidisciplinar poderão planejar projetos voltados a comunidade discente onde combaterá o racismo que existe no meio dos alunos e alunas do estabelecimento. Para a disciplina de filosofia o planejamento de certos temas como o racismo utilizando Sartre será melhor entendido por alunos e alunas.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/56849
    Collections
    • Ensino de filosofia no ensino médio [106]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV