Hans Jonas em sala de aula : o dualismo como problema filosófico. Uma reflexão no ensino médio
Visualizar/ Abrir
Data
2018Autor
Freitas, Cristian Rafael Silva de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo : O presente trabalho refere-se a uma proposta de ensino de filosofia no ensino médio tendo como obra de referência a A filosofia a partir de seus problemas. Essa proposta tem como fundamento o ensino da filosofia a partir dos seus problemas. O autor escolhido para tal foi Hans Jonas e o problema filosófico que irá nortear o desenvolvimento foi o dualismo e suas implicações na compreensão do fenômeno da vida segundo Hans Jonas. O trajeto escolhido irá passar por três momentos em que o dualismo se apresentou, o primeiro foi o dualismo gnóstico, o segundo dualismo existencialista e o terceiro o dualismo científico
moderno e sua implicação na compreensão do fenômeno da vida. Após isso, a proposta do
ensino da filosofia no ensino médio será fundamentada na obra de Mario Ariel Gonzáles
Porta aplicado no pensamento filosófico de Hans Jonas. Sendo assim, a proposta central dessa monografia é uma possibilidade do ensino da filosofia para o ensino médio tendo como fundamento o problema filosófico.