Navegação Ensino de filosofia no ensino médio por título
Itens para a visualização no momento 73-92 of 106
-
Jean Paul Sartre e a liberdade : uma perspectiva didática
(2015)Resumo : A liberdade é um tema fundamental intrínseco á condição humana. Os seres humanos estão condenados á esta condição, não podendo escapar dela, a liberdade pesa-lhes como um fardo sobre sua existência. Condenado a ... -
"O livre-arbítrio" de Santo Agostinho : "A causa do pecado - o abuso da vontade livre" em sala de aula
(2018)Resumo: Este estudo apresenta uma proposta de trabalho com o texto de Santo Agostinho "O livre-arbítrio": "A causa do pecado – O abuso da vontade livre" na aula de Filosofia do Ensino Médio. O estudo está centrado na ... -
Método socrático : uma metodologia para filosofia
(2015)Resumo : Um método de entendimento deve ter como base um bom conhecimento sobre O método de Sócrates objetiva o despertar crítico do cidadão consigo mesmo ele aguça o buscar conhecer cada vez mais e faz por si só uma busca ... -
O mito de Hércules e Medusa : uma ótica sobre a estética, a cultura do estupro e o feminicídio
(2018)Resumo: O presente trabalho se pautou na discussão sobre o feminicídio e a violência contra o gênero feminino. Esse foi, em suma, o escopo do trabalho. Inicialmente, se buscou caracterizar o ensino de filosofia e a sua ... -
Morte e angústia existencial : uma reflexão no contexto escolar
(2018)Resumo: O presente trabalho se justifica considerando que não existe uma espécie de educação voltada para a finitude humana nos contextos escolares, tal assunto é considerado tabu entre professores e alunos, assim como ... -
O mundo de Sofia como recurso didático para introdução à filosofia
(2015)Resumo : A escola pública do Estado do Paraná não comtempla o ensino de filosofia no ensino fundamental. Com a falta de conhecimento da disciplina de filosofia em sua formação. Ao avançarem para o ensino médio, os alunos ... -
A neutralidade tecnológica e a sala de aula : análise teórica e prática de Pierre Levy
(2016)Resumo : Ao longo deste trabalho faremos uma investigação sobre o processo de ensino de filosofia e as novas tecnologias. Sabemos que com o advento do século XXI as novas ferramentas tecnológicas vieram para ocupar papel ... -
Obstáculos pedagógicos para a aprendizagem de filosofia no ensino médio
(2015)Resumo : Este ensaio busca abordar a pedagogia do ensino de Filosofia no Ensino Médio, fundamentado na perspectiva construtivista do filósofo francês Gaston Bachelard. O mesmo propôs a existência de obstáculos epistemológicos, ... -
A origem do estado civil e a sua relação com a natureza humana : uma comparação entre Hobbes e Rousseau
(2018)Resumo: O presente trabalho se divide em duas etapas, na primeira visamos explorar aspectos do pensamento antropológico filosófico de Thomas Hobbes e Jean Jacques Rousseau, bem como seus desdobramentos no campo político, ... -
O papel da filosofia na formação do aluno do ensino médio
(2015)Resumo : Após um período de ausência a disciplina de filosofia retomou seu lugar de direito, foi reinserida na grade curricular do ensino médio. Sempre que abordamos o tema ensino de filosofia, temos que legitimá-lo, pois ... -
Participação política, segundo Maquiavel
(2018)Resumo: Este trabalho apresenta uma análise sobre a participação dos jovens na política do Brasil, a partir observação da falta de interesse dos jovens em participar ativamente da política no dia a dia, do desconhecimento ... -
Política, democracia e o bem-estar comum : uma reflexão entre o pensamento dos sofistas e de Platão para os dias atuais
(2018)Resumo: Esse estudo apresenta uma proposta de plano de aula no campo da filosofia política tendo como ponto de partida a problematização do contexto político atual no qual está inserido o adolescente do Ensino Médio, por ... -
As principais diferenças entre More e Maquiavel : ética e filosofia política em sala de aula
(2018)Resumo: Tema proposto para ser apresentado dentro de um trimestre letivo. Sobre uma prerrogativa de análise das obras de More e Maquiavel, buscar uma compreensão, junto aos alunos, tanto de um entendido moral como político ... -
Os problemas da transposição didática e a maiêutica socrática como método no ensino de filosofia do ensino médio
(2018)Resumo: O presente trabalho tem por objetivo estudar e desenvolver procedimentos pedagógicos e metodológicos mais adequados ao ensino da disciplina de Filosofia no ensino médio. Tem o objetivo de facilitar a assimilação ... -
Reconhecendo Nietzsche em Brás Cubas : o defunto-autor
(2018)Resumo: O presente trabalho pretende apresentar uma proposta de curso interdisciplinar a ser realizado com as disciplinas de Língua Portuguesa/Literatura e Filosofia, no Ensino Médio. Primeiramente são apresentadas conceitos ... -
Uma reflexão sobre a ética no ensino de filosofia
(2018)Resumo: O tema do trabalho pesquisado foi sobre a ética e apresenta uma reflexão sobre a ética no contexto educacional, dando ênfase à contribuição da filosofia em sala de aula, para o comportamento ético, na educação, no ... -
A relação do conhecimento com a filosofia no ensino médio
(2015)Resumo : A filosofia busca por uma compreensão da realidade, a reflexão de um todo. Busca pela verdade de um ponto de vista filosófico, exigente a racionalidade, com coerência e lógica. É de suma importância a filosofia ... -
A relação entre o conceito de cidadania presente nos documentos oficiais direcionados à educação e a formação da educação política de Theodor W. Adorno
(2018)Resumo: Este trabalho possui a intenção de exame da educação contemporânea em dois passos principais: a princípio, pela análise dos documentos oficiais nacionais direcionados à disciplina de filosofia para o Ensino Médio, ... -
A relação entre o conflito e a liberdade a partir da teoria dos humores, no pensamento de Maquiavel
(2018)Resumo: O objetivo deste trabalho consiste em proporcionar conhecimento a alunos do segundo grau sobre a relação entre o conflito e a liberdade a partir da teoria dos humores, no pensamento de Maquiavel. Observando o ...