• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Ensino de filosofia no ensino médio
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Ensino de filosofia no ensino médio
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Filosofia no ensino médio, o que ensinar e como ensinar? Trabalhando e adaptando conceitos e sala de aula. : Como o uso de conceitos em sala de aula podem ajudar os estudantes de ensino médio a desenvolverem aptidões para formular um pensamento concreto?

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - VANDERCI MORAES LEITE.pdf (498.6Kb)
    Data
    2015
    Autor
    Leite, Vanderci Moraes
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : A grande dificuldade encontrada nos dias atuais pelos professores e professoras da educação básica, é tamanha, que se tem buscado alternativas para sala de aula onde se consiga cativar a atenção dos educandos. Pesquisas realizadas no âmbito da educação vêm procurando novos meios de se alcançar os alunos de hoje, a partir de estudos realizados por Silvio Gallo, segundo as concepções de Deleuze, Nietsche e Kant. Pretende-se demonstrar aqui uma alternativa para se trabalhar filosofia a partir daquilo que é próprio da filosofia, ou seja, a partir da concepção, da criação, ou mesmo do deslocamento de conceitos. Ao se trabalhar conceitos em sala de aula pretende-se despertar nos educandos o interesse não só pelas aulas de filosofia, mas também pela vida cotidiana, tanto nas escolas quanto fora dela. A ideia de desenvolver nos alunos a aptidão para criar conceitos não é nova, porém é o melhor caminho que se apresenta no momento: alguém capaz de, por si só ou por intermédio da filosofia, criar ou mesmo adaptar um conceito pré-existente é um cidadão capaz de formular um pensamento concreto e sair do mero jogo de opiniões reinante na sociedade atual.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/51531
    Collections
    • Ensino de filosofia no ensino médio [106]

    Itens relacionados

    Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.

    • Desenhando com Turtle Graphics: Aprenda e ensine Matemática e Programação com a linguagem Python 

      Monte-Alto, Helio H. L. C. (2024-04-13)
    • Desenhando com Turtle Graphics: Aprenda e ensine matemática e programação com o Blockly, a linguagem de blocos do Google 

      Monte-Alto, Helio H. L. C. (2024-04-13)
    • Ensino de inglês pela abordagem comunicativa no 1º e no 2º grau 

      Sowek, Osvaldo (1987)
      Resumo : O presente trabalho é uma pesquisa bibliográfica que analisa a abordagem comunicativa, mostrando sua evolução histórica a partir da crítica ao estruturalismo no ensino de línguas estrangeiras, chegando a sugestões ...

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV