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    A formação do cidadão ideal na República de Platão

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    R - E - VALDINEI SOARES DE OLIVEIRA.pdf (346.4Kb)
    Data
    2018
    Autor
    Oliveira, Valdinei Soares de
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O objetivo do presente trabalho é analisar que tipo de homem (cidadão) Platão almeja "formar" para viver em sua cidade ideal. A República constitui um projeto ambicioso de reforma da sociedade e do homem. A educação visa a formação de um homem virtuoso, justo. Mas a República é incompreensível se não se levar em conta a metafísica platônica. A formação da sociedade ideal visa também a formação de um homem ideal. Platão não está preocupado com o mundo em que vivemos, o mundo sensível. A existência no mundo sensível é um momento de passagem das almas por um mundo inferior, onde nada é verdadeiro. O projeto utópico de Platão tem uma estreita relação com o mundo transcendental das ideias, que está em uma outra dimensão. Esta relação afeta todo o projeto de reforma da sociedade. Ela precisa ser analisada, pois o aperfeiçoamento que Platão visa para os cidadãos da República se propõe a elevá-los para além do mundo sensível. A cosmologia platônica será abordada, pois é a alma, não as condições sociais dos membros da República, que importa. Platão até julga que algum sacrifício é necessário para a ascensão da alma ao mundo das ideias. A educação deste cidadão ocupa a parte central da utopia de Platão, pois ele pretende um aperfeiçoamento do homem em bases não somente racionais, como física também. Os filósofos assumem um papel fundamental neste projeto, pois serão os mestres e governantes desta República. Um projeto desta envergadura tem um custo político, social e afetivo tremendo para os membros da República. Este trabalho pretende analisar com os alunos como seria viver numa sociedade deste tipo.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/56866
    Collections
    • Ensino de filosofia no ensino médio [106]

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