Navegação Ensino de filosofia no ensino médio por título
Itens para a visualização no momento 82-101 of 106
-
O papel da filosofia na formação do aluno do ensino médio
(2015)Resumo : Após um período de ausência a disciplina de filosofia retomou seu lugar de direito, foi reinserida na grade curricular do ensino médio. Sempre que abordamos o tema ensino de filosofia, temos que legitimá-lo, pois ... -
Participação política, segundo Maquiavel
(2018)Resumo: Este trabalho apresenta uma análise sobre a participação dos jovens na política do Brasil, a partir observação da falta de interesse dos jovens em participar ativamente da política no dia a dia, do desconhecimento ... -
Política, democracia e o bem-estar comum : uma reflexão entre o pensamento dos sofistas e de Platão para os dias atuais
(2018)Resumo: Esse estudo apresenta uma proposta de plano de aula no campo da filosofia política tendo como ponto de partida a problematização do contexto político atual no qual está inserido o adolescente do Ensino Médio, por ... -
As principais diferenças entre More e Maquiavel : ética e filosofia política em sala de aula
(2018)Resumo: Tema proposto para ser apresentado dentro de um trimestre letivo. Sobre uma prerrogativa de análise das obras de More e Maquiavel, buscar uma compreensão, junto aos alunos, tanto de um entendido moral como político ... -
Os problemas da transposição didática e a maiêutica socrática como método no ensino de filosofia do ensino médio
(2018)Resumo: O presente trabalho tem por objetivo estudar e desenvolver procedimentos pedagógicos e metodológicos mais adequados ao ensino da disciplina de Filosofia no ensino médio. Tem o objetivo de facilitar a assimilação ... -
Reconhecendo Nietzsche em Brás Cubas : o defunto-autor
(2018)Resumo: O presente trabalho pretende apresentar uma proposta de curso interdisciplinar a ser realizado com as disciplinas de Língua Portuguesa/Literatura e Filosofia, no Ensino Médio. Primeiramente são apresentadas conceitos ... -
Uma reflexão sobre a ética no ensino de filosofia
(2018)Resumo: O tema do trabalho pesquisado foi sobre a ética e apresenta uma reflexão sobre a ética no contexto educacional, dando ênfase à contribuição da filosofia em sala de aula, para o comportamento ético, na educação, no ... -
A relação do conhecimento com a filosofia no ensino médio
(2015)Resumo : A filosofia busca por uma compreensão da realidade, a reflexão de um todo. Busca pela verdade de um ponto de vista filosófico, exigente a racionalidade, com coerência e lógica. É de suma importância a filosofia ... -
A relação entre o conceito de cidadania presente nos documentos oficiais direcionados à educação e a formação da educação política de Theodor W. Adorno
(2018)Resumo: Este trabalho possui a intenção de exame da educação contemporânea em dois passos principais: a princípio, pela análise dos documentos oficiais nacionais direcionados à disciplina de filosofia para o Ensino Médio, ... -
A relação entre o conflito e a liberdade a partir da teoria dos humores, no pensamento de Maquiavel
(2018)Resumo: O objetivo deste trabalho consiste em proporcionar conhecimento a alunos do segundo grau sobre a relação entre o conflito e a liberdade a partir da teoria dos humores, no pensamento de Maquiavel. Observando o ... -
Relações de poder : ensinando poder no ensino médio a partir do urbano
(2016)Resumo : Como ensinar a nossos alunos que o poder está permeado nas relações urbanas de construção desse espaço sobre o espaço natural e seus agentes construtores? -
A representação política é real?
(2018)Resumo: A política está sendo criticada com muito rigor, os políticos que ali estão foram eleitos. Como foram eleitos? Eleitos pelo nosso sistema representativo, portanto cidadãos de pleno direito tiveram sua oportunidade ... -
Sujeitos da educação na luta por reconhecimento
(2016)Resumo : O presente estudo se propõe a analisar os sujeitos da educação na contemporaneidade e seu movimento em torno da luta por reconhecimento. Bem sabemos que os traços da modernidade versus contemporaneidade configuraram ... -
Tecnologia e crise da razão : uma abordagem sob a teoria crítica de Adorno e Horkheimer e sua aplicabilidade nas aulas de filosofia do ensino médio
(2018)Resumo: Este trabalho está voltado para aspectos filosóficos e sociais que englobam os preceitos e fundamentos da Crise da Razão e da Tecnologia sob a proposta de Theodor Wiesengründ Adorno (1903-1969) e Max Horkheimer ... -
O tema da homossexualidade em Foucault : convite à resistência à homofobia presente dentro dos muros da escola
(2015)Resumo : Compreender o sentido da educação, o papel da escola e da prática pedagógica e as suas relações com a sociedade e com as demandas sociais se faz necessário e fundamental nos dias atuais, sobretudo preocupando-se ... -
O texto filosófico : possibilidades do envolvimento e prazer na leitura filosófica no 1º ano do ensino médio
(2016)Resumo : Essa pesquisa teve como objetivo compreender a importância de trabalhar a disciplina de Filosofia para o aluno do 1º ano do Ensino Médio, buscando o envolvimento e prazer na leitura filosófica, bem como, levar os ... -
O texto filosófico como possibilidade de experiência do filosofar ativo aos estudantes do ensino médio
(2015)Resumo : Com a finalidade de contribuir para a qualidade do ensino de filosofia no ensino médio através da recomendação do uso dos textos filosóficos em sala de aula, esta pesquisa propõe, primeiramente, apresentar uma ... -
O trabalho com a terceira meditação de Descartes na aula de filosofia no ensino médio
(2018)Resumo: Este estudo apresenta uma proposta de trabalho com a Terceira Meditação, das conhecidas "Meditações" de Descartes, nas aulas de Filosofia do Ensino Médio. A proposta está direcionada para a leitura, interpretação ... -
Trabalho liberdade ou submissão
(2015)Resumo : O trabalho se torna de fundamental importância para a humanidade e o jovem pode contribuir de forma significativa com a sociedade, que se transforma através de atividades trabalhistas. O ensino da filosofia no ...