• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O (des)interesse do aluno de ensino médio : o que a escola (não) tem a oferecer?

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - ELIDA LUSIA FENATO.pdf (446.5Kb)
    Data
    2014
    Autor
    Cruz, Eliane Pereira da
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O artigo em questão tem por premissa analisar as possíveis causas do desinteresse dos jovens pelos estudos. Procura demonstrar as causas e possíveis soluções para que os jovens apresentem interesse e entusiasmo no ato de estudar, abordando especialmente o ambiente escolar. Foram objetos da pesquisa realizada, 42 (quarenta e dois) alunos do Ensino Médio pertencentes ao Corpo Discente de uma escola da Rede Estadual situada na periferia de Curitiba, capital do Estado do Paraná. Estes jovens participaram relacionando os fatores determinantes para o desinteresse, na qual se utilizou um questionário enquanto uma das ferramentas para coleta de dados, o qual foi aplicado no ano de 2013 e início de 2014. E, através das respostas às questões propostas, tornou-se possível perceber que o desinteresse pelas atividades escolares foi um dos maiores problemas que professores da rede pública de ensino estão enfrentando nas escolas. Por isso a necessidade de desenvolver um estudo voltado para investigar as suas causas, buscando literaturas que retratem o tema, usando instrumentos de pesquisa da realidade local. Pretende-se chamar a atenção de todos para esta problemática que está presente no interior das escolas. Levar os interessados a pensar e a refletir sobre a valorização da aprendizagem, buscando recursos de enfrentamento desta situação, procurando repensar a formação e a prática docente. Sugere ainda, ações para o resgate do interesse dos alunos, sabendo que é preciso reinventar o ambiente escolar, no qual os alunos se sintam orgulhosos em estar e permanecer neste local de crescimento intelectual e pessoal, devendo ser atrativo, acompanhando sempre a evolução dos alunos.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/47248
    Collections
    • Coordenação Pedagógica [455]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV