• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Desafios para implantação da escola em tempo integral

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - SUELI APARECIDA FREITAS ANTUNES.pdf (621.3Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Antunes, Sueli Aparecida Freitas
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Este artigo tem como objetivo principal refletir sobre os desafios acerca da implantação da escola de tempo integral no ensino fundamental em uma escola pública do município de Ponta Grossa, Pr, tema que suscita intensos debates nos meios educacionais. Mais especificamente objetivou-se contextualizar teoricamente os princípios que regem a educação em tempo integral, apresentar os argumentos presentes na literatura a respeito do tema e por fim, conhecer quais os principais desafios para a Educação com a implantação desse modelo, com base na opinião da comunidade escolar, especialmente os professores. A metodologia utilizada para nortear o estudo foi do tipo exploratória, de cunho qualitativo. Para a coleta de dados, inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica, a fim de conhecer os aspectos legais e epistemológicos, bem como o que defendem alguns dos principais autores sobre o tema. Foi aplicada uma entrevista a 13 profissionais de uma escola municipal, no intuito de verificar o seu ponto de vista acerca dos desafios encontrados para tal implantação. Analisando-se os resultados da pesquisa, verificase que a escola, campo do estudo apresenta uma série de desafios para seu funcionamento no regime de tempo integral, o que compromete a qualidade do trabalho pedagógico e consequentemente, os resultados deste modelo de educação. Muito precisa ser feito, um longo caminho precisa ser trilhado para que a escola de tempo integral apresente os resultados esperados, os quais dizem respeito a uma educação integral na formação do cidadão. Não apenas como um projeto que ocupe crianças durante todo o dia, mas que este tempo seja efetivo na formação do ser humano em sua integralidade
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/54837
    Collections
    • Coordenação Pedagógica [455]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV