Navegação Dissertações por título
Itens para a visualização no momento 879-898 of 911
-
A transição para vida pós-escolar dos/as alunos/as com deficiência intelectual : um estudo em escolas de educação especial de Curitiba
(2020)Resumo: A presente dissertação tem como objeto de estudo o processo de transição para a vida pós-escolar (TVPE) dos alunos com deficiência intelectual em escolas de Educação Básica na modalidade de educação especial de ... -
O treinamento de ator na licenciatura em Artes (UFPR - Litoral) : diálogos Bakhtinianos com professores em formação
(2017)Resumo: Essa pesquisa está vinculada ao grupo de pesquisa ELiTe - Laboratório de Estudos em Educação, Linguagem e Teatralidades (ELiTe/CNPq/UFPR). O objetivo geral é apontar perspectivas sobre os sentidos do treinamento ... -
Treinamento de pessoal : prática de educação permanente ou instrumento para maximizar a produção?
(1994)Resumo: O presente estudo foi realizado com profissionais de nível superior, ligados a treinamento de pessoal, na cidade de Londrina-Pr. Iniciou-se por caracterizar os profissionais que atuam nessa área, e posteriormente ... -
Os três momentos pedagógicos no estágio de docência da licenciatura em fisica : apropriação e tangenciamentos com a dinâmica cultural na escola
(2022)Resumo: O presente trabalho tem por objetivo investigar de que maneira licenciandos em Física se apropriam dos Três Momentos Pedagógicos (3MP) (Problematização Inicial, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento) ... -
Três narrativas da infância : a fabulação nas aulas de educação física das séries iniciais
(2015)Resumo: Neste trabalho trago por meio de narrativas, a experiência de ser uma professora de Educação Física que, desde 1993 vem trabalhando com crianças com idades entre cinco e dez anos. Construo uma reflexão sobre a ... -
O uso da tecnologia digital no processo de alfabetização sob a perspectiva do pensamento complexo
(2022)Resumo: O presente trabalho teve como objetivo investigar o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) como ferramentas pedagógicas no processo de alfabetização. Para tanto, traçamos como objetivos ... -
Uso da web rádio escolar como possibilidade para mudança da prática pedagógica a partir do discurso do professor
(2017)Resumo: A presente dissertação insere-se na linha de pesquisa: Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica, do Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática do Ensino, da Universidade Federal do Paraná. O ... -
O uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) na prática pedagógica do professor de matemática do ensino médio
(2017)Resumo: A presente dissertação insere-se na linha de pesquisa Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica. Tem como eixo fundamentador o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação na Formação de Professores. Esta ... -
O uso das tecnologias pelos professores corregentes no Município de Curitiba
(2017)Resumo: A presente pesquisa está inserida na Linha de Pesquisa - Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica, do Programa de Mestrado em Educação: Teoria e Prática de Ensino, no eixo de Educação e Tecnologias. O estudo ... -
O uso de tecnologias educacionais nas disciplinas de meios de representação 2D e 3D nos cursos de design, arquitetura e urbanismo
(2022)Resumo:A presente dissertação tem como objetivo identificar e refletir sobre as tecnologias educacionais utilizadas pelos professores nas disciplinas de representação bidimensional e tridimensional dos cursos de graduação ... -
O uso de tecnologias na educação em tempos de rede social : um olhar sobre o facebook
(2020)Resumo: Quando utilizamos um site de rede social nos inserimos num ambiente de formação e aprendizagem e por isso essas redes podem se constituir como ferramentas pedagógicas aliadas ao trabalho em sala de aula. Nesta ... -
O uso metodológico de documentos em estado de arquivo familiar no ensino de história nas séries iniciais da escola fundamental
(2001)Resumo: Investigação desenvolvida no programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná, na linha de pesquisa Saberes, Cultura e Práticas Escolares. A análise aponta as possibilidades e dificuldades ... -
O uso pedagógico da lousa digital interativa : o caso da prática docente em língua estrangeira
(2015)Resumo: A pesquisa estudou como os professores tem se apropriado, integrado e utilizado, pedagogicamente a lousa digital interativa (LDI) em suas docências, no ensino de língua estrangeira. O estudo analisou como ocorre ... -
A utilização da televisão de massa pela escola como meio auxiliar para o desenvolvimento do pensamento crítico do aluno
(1986)Resumo: A televisão é fonte emissora para muitos receptores e no Brasil oferece programas gratuitamente em troca da aceitação passiva ou não do telespectador. A televisão de massa no Brasil como a da maioria de países, ... -
Utilização de meios de comunicação na disciplina Estudo de Problemas Brasileiros : na Universidade Federal do Paraná
(1981)Resumo: Tendo em vista a importância da disciplina Estudo de Problemas Brasileiros na formação dos estudantes universitários, bem como o papel significativo que os meios de comunicação podem ter no seu desenvolvimento, ... -
Utilização de recursos audiovisuais nos estabelecimentos de Ensino de Primeiro Grau
(1987)Resumo: O relevante papel desempenhado pelos recursos audiovisuais no processo ensino-aprendizagem, fundamentalmente nos primeiros anos de vida escolar, somado à condição de país em desenvolvimento de nossa pátria, conduz ... -
Valores mediados pelo curriculo na percepção do aluno trabalhador da escola noturna de 2. grau
([s.n.], 1989)Resumo: Diante da crescente demanda escolar que o ensino noturno de 2º grau vem apresentando e da necessidade de alternativas para que o mesmo se desenvolva mais eficazmente, este trabalho visa a colaborar no sentido de ... -
Os valores na formação do professor
(1987)Resumo: O trabalho tem como foco principal a problemática dos valores na Educação, em especial, na formação do professor. Parte do pressuposto de que os valores presentes na sociedade indicam os fins da Educação e permeiam ... -
A valorização da mulher docente na pauta sindical
(2019)Resumo: A docência é uma profissão constituída, segundo teorias da divisão sexual do trabalho, como um trabalho a ser desempenhado por mulheres, pois, conforme pensamentos essencialistas, a mulher tem pré requisitos ... -
A valorização do magistério municipal em Piraquara/PR : desafios em tempos de austeridade
(2023)Resumo: A presente dissertação teve como objetivo analisar as condições de valorização dos/as profissionais da educação no município de Piraquara, no que diz respeito à remuneração, considerando o contexto das políticas ...