Os valores na formação do professor
Resumo
Resumo: O trabalho tem como foco principal a problemática dos valores na Educação, em especial, na formação do professor. Parte do pressuposto de que os valores presentes na sociedade indicam os fins da Educação e permeiam toda a filosofia da educação. A partir de estudos, pesquisas, relatórios de encontros sobre a formação do professor, o trabalho busca fundamentação teórica em estudos axiológicos, considerando que a melhoria da qualidade do ensino de 1ª a 4ª series deve iniciar pela atualização dos valores e da filosofia dos cursos de formação de professores. Isto se concretiza ao final da tese, quando da elaboração de uma proposta curricular completa para um novo curso de Magistério em 4 séries, cuja linha mestra é EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO, o que inclui a dimensão social, política e trabalhista da profissão Magistério. A filosofia da proposta está baseada nos estudos sobre valores feitos nos capítulos iniciais, e dá ênfase a formação da consciência social do professor, tão importante quanto a sua formação pedagógica. Além da filosofia, constam da proposta os objetivos do curso, as linhas básicas de ação didáticopedagógica, a metodologia, a avaliação e a grade curricular. São feitas considerações sobre educação geral e formação especial, proposição para estágio supervisionado e prática de ensino, definindo, ainda, a terminalidade do curso. A proposta destina-se à sua implantação, em caráter experimental, no Instituto de Educação do Paraná. Abstract: The main aspect focused in this thesis relate to the problem of values in education and, in special, the upgrading of teachers. Starting from studies, research works and meeting reports on the subject, the document seeks a theoretical base in axiologic studies, taking into account the fact that the improvement of basic education must be initiated with the updating of values and educational philosophy of teachers preparation courses. This is made clear at the end of the thesis with the elaboration of a complete curricular proposal for a new four years teacher preparation course having, as its main line the perspective EDUCATION FOR THE PEDAGOGIC WORK, which includes the social, political and working dimension of teaching profession. The philosophy of the proposal is based on studies of values made in the initial chapters and places emphasis on the formation of the social conscience of teachers, a truth that is as important as their pedagogical background. Besides the philosophy, the proposal also reflects the course objectives,the basic lines of didatic-pedagogical action, the course methodology, evaluation and syllabus. Considerations are also made about general education and special formation, as well as a proposition is presented for a supervised training program and teaching practice. The proposal is aimed to be implemented on an experimental basis at Instituto de Educação do Paraná.
Collections
- Dissertações [925]