Treinamento de pessoal : prática de educação permanente ou instrumento para maximizar a produção?
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Data
1994Autor
Gonçalves, Aurora Aparecida Fernandes
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Resumo: O presente estudo foi realizado com profissionais de nível superior, ligados a treinamento de pessoal, na cidade de Londrina-Pr. Iniciou-se por caracterizar os profissionais que atuam nessa área, e posteriormente através de entrevistas e respostas a questões fechadas de um questionário. Os dados foram analisados com o intuito de obter-se a resposta a um questionamento feito: "será que os treinamentos em Londrina são realizados numa perspectiva de Educação Permanente ou constituem apenas instrumento para a maximização da produção? Concluiu-se que os profissionais que atuam em Londrina: 1. em sua maioria são graduados em Psicologia, seguido dos cursos de Administração de Empresas e Pedagogia; 2. são jovens adultos, com idade variando entre 25 e 40 anos. 3. a maioria, 75% é do sexo feminino; 4. em sua formação extra-acadêmica privilegiam a participação em cursos de curta duração, palestras e leituras técnicas; 5. a maioria, ministra treinamentos voltados para as questões ligadas ao desempenho das funções, ou seja, o aperfeiçoamento profissional; 6. são incongruentes, entre o que acreditam - suas concepções teóricas, suas visões de mundo, de homem, de educação e de treinamento - e as práticas em treinamento. Pode-se dizer, sinteticamente, que os profissionais pesquisados concebem o treinamento numa perspectiva de Educação Permanente e o executam para a maximização da produção. Abstract: The present essay was done with professionals of superior scholarship working with Personel Trainning in Londrina, Paraná, Brasil. Initialy, it typified the working professionals of this area and, later through interviews and answers to closed questions of a questiannaire data was analised intending to get the answer to this: are trainnings in Londrina done with a Permanent Education perspective or do they stablish a mere instrument to production maximization? Conclusion was that acting professionals: 1. in their majority are graduated in Psycology followed by Business and Pedagogy. Are young adults aging from 25 to 40 years old. Mostly females. 2. their extra academic formation is based especially in short term courses, lectures and technical readings. 3. most of them give trainning tumned to questions regarding work perfomance, that is, professional development, delaying activities related to Permanent Education, wich means that there is no concern with global menkind development,. 4. there is a contratiction between what they believe - thecnical conceptions, visions of de world, of menkind, education and trainning - and their trainning practicies. Sintetically, it can be said that researched professionals concieve trainning with a Permanent Education perspective, and execute it to production maximization.
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