O uso metodológico de documentos em estado de arquivo familiar no ensino de história nas séries iniciais da escola fundamental
Resumo
Resumo: Investigação desenvolvida no programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná, na linha de pesquisa Saberes, Cultura e Práticas Escolares. A análise aponta as possibilidades e dificuldades do uso de documentos em estado de arquivo familiar no ensino de história nas séries iniciais da escola fundamental. Fazem parte deste arquivo, por exemplo, as fotografias familiares, carteiras de trabalho e certidões de nascimento. A partir de fontes históricas coletadas durante uma gincana realizada em 1997, na rede de ensino do Município de Pinhais-PR, definiu-se a possibilidade de uma investigação que estabelecesse indicadores para a construção de uma metodologia de ensino de História que utilizasse os documentos em estado de arquivo familiar coletados na gincana. Para isto, foi proposto um trabalho com duas professoras de terceira série de uma das escolas de Pinhais, no qual foi possível acompanhar a organização e a preparação das fontes para serem utilizadas no ensino de História. A metodologia da pesquisa foi organizada em três momentos: 1) capacitação teórica das professoras; 2) organização de uma amostra de 117 documentos oriundos de arquivos familiares, coletados na gincana; 3) acompanhamento e registro das ações das professoras ao utilizarem, no preparo das suas aulas, os documentos previamente organizados e propostos à escola, na forma de arquivo. Os dados foram construídos a partir de observações feitas na escola e registradas em diário de campo, entrevistas e conversas informais com professoras e assessora. Também foram analisados currículo, planos e materiais de ensino. A análise do material apontou caminhos para organização metodológica do ensino de História, por meio do uso de documentos em estado de arquivo familiar. Abstract: Inquiry developed in the program of Pos-Graduation in Education of the Federal University of Paraná, in the research string Knowledge, Culture and Practical Pertaining to school. This analyzes points the possibilities and difficulties of the use of document in state of familiar archive in history class in the basic school. Make part of this archive, for example, the familiar photographs, work registrations and birth certificates. From collected historical sources during game ("gincana") in 1997, in the basic schools of the City of Pinhais-PR, was defined the possibility of an inquiry that established pointers for the construction of a methodology of education of History that used documents in state of familiar archive collected in the "gincana". For this, a work with two teachers of third series of one of the schools of Pinhais was considered, in which it was possible to follow the organization and preparation of the sources to be used in the education of History. The methodology of the research was organized in three moments: 1) theoretical qualification of the teachers; 2) organization of one presentation of 117 deriving documents of familiar archives, collected in the "gincana"; 3) accompaniment and register of the actions of the teachers when using, in the housekeeping of its lessons, documents previously organized and considered to the school, in the archive form. The data had been constructed from comments made in the school and registered in a dairy of, interviews and informal colloquies with the teachers and the assessor. Also resumes, plans and materials of education had been analyzed. The analysis of the material has pointed paths with respect to methodologic organization of the education of History, by means of the document use in state of familiar archive.
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