Navegação Dissertações por título
Itens para a visualização no momento 786-805 of 935
-
A qualidade da educação das crianças de zero a três anos : estudo a partir da percepção das famílias de uma creche conveniada no município de Curitiba
(2020)Resumo: O objetivo do presente trabalho foi analisar a percepção de qualidade da educação das crianças de zero a três anos, a partir da visão de famílias de uma creche conveniada. Para tanto, inicialmente realizou-se uma ... -
A qualificação do professor alfabetizador e o fracasso escolar : um estudo de caso
(1984)Resumo: Este estudo procurou analisar diferentes fatores que explicam o fracasso escolar, evidenciado na primeira série do ensino de 1º grau, enfatizando a importância dos fatores intra-escolares e dentre estes a qualificação ... -
A qualificação profissional e a reinserção produtiva dos pedevistas do Banestado
(2001)Resumo: Esta dissertação tem por objetivo a análise da relação entre a qualificação profissional e a reinserção produtiva de ex-funcionários do Banestado que aderiram aos programas de demissão voluntária dos anos de 1997, ... -
Quando é preciso mudar o saber : um (re) fazer da metodologia do ensino de geografia no Estado do Paraná
(2000)Resumo: O estudo sobre a especificidade da disciplina de Metodologia do Ensino de Geografia, nos Cursos para Formação de Professores, no Estado do Paraná, no período de 1979 à 1996, revela como os saberes a serem ensinados ... -
Quem é o "professor afetivamente ampliado"? : uma análise psicológica das interações no ambiente escolar
(2014)Resumo: A dinâmica educacional é composta por pessoas, processos, ideias, ações/relações. Nesse contexto, o ambiente escolar constitui-se espaço privilegiado para que interações de qualidade sejam construídas, interações ... -
A questão da capacitação docente na UFPR : subsídios para uma retomada crítica de sua política interna
(1988)Resumo: O presente estudo visa identificar o compromisso político das universidades brasileiras em relação à capacitação de seu quadro docente; revela as características do processo interno de formulação política de tal ... -
Quimica
(2012-10-31)Resumo: No presente trabalho realizou-se uma análise hermenêutica de textos, documentos e dados obtidos através de pesquisa bibliográfica sobre a história da Química, delineando os h-orizontes da construção desse conhecimento ... -
Uma re-leitura da "Aritmética da Emília"
(1991)Resumo: A obra de literatura infantil, "Aritmética da Emília", escrita por Monteiro Lobato, é analisada neste estudo, a partir das relações do texto com o contexto autoritário dos anos 30 e 40. Nessa releitura, o Estado ... -
A realidade aumentada e gamificação como recursos para o ensino e aprendizado de astronomia em aulas de ciências
(2022)Resumo: O advento de novos recursos tecnológicos, informacionais e comunicacionais potencializou o emprego de novas possibilidades de inovação e modernidade na área da educação. Entre estas possibilidades, encontra-se a ... -
A realidade pedagógica analógica : o uso do blog nas aulas de Filosofia
(2015)Resumo: Este estudo situa-se na linha de pesquisa de Tecnologias do Mestrado Profissional em Educação: Teoria e Prática de Ensino, da Universidade Federal do Paraná. A pesquisa foi desenvolvida durante o ano de 2014, com ... -
A realização do direito de permanência e conclusão na educação básica no Paraná : uma análise das trajetórias de estudantes com idade entre de 15 e 17 anos
(2022)Resumo: O presente estudo analisa as trajetórias escolares de dois grupos de estudantes entre 15 e 17 anos, inicialmente matriculados no Estado do Paraná, em duas coortes diferentes, a primeira de 2007 até 2009 e a segunda ... -
Recreação, treinamento e ginásticas : elementos para a constituição da educação física a partir das contribuições de Germano Bayer (1950-1960)
(2023)Resumo: Esta pesquisa buscou compreender o processo de configuração e organização da educação física dos anos de 1950 e 1960 mobilizando, sobretudo, algumas das apropriações dos conhecimentos em circulação por meio de ... -
O recreio escolar como uma experiência de lazer da criança : entre o dito e o não-dito, o brincar e o trabalhar em uma escola pública de Curitiba/PR
(2020)Resumo: Esta pesquisa objetivou analisar como atores de uma escola da rede municipal de ensino público de Curitiba compreendem o tempo/espaço do recreio escolar. Nesta direção, considerou os seguintes objetivos específicos: ... -
Recursos humanos não-docentes das escolas de Primeiro e Segundo Graus : estudo do Município de Cornélio Procópio - Paraná
(1983)Resumo: A preocupação central do estudo foi a de examinar a situação dos recursos humanos não-docentes das escolas de 1º e 2º graus do Estado do Paraná, mediante a utilização de método que parte da análise de um inventário ... -
A redação do ENEM como um percurso com diferentes pontos de partida : as desigualdades sociais convertidas em desigualdades escolares
(2021)Resumo: As desigualdades sociais convertidas em desigualdades educacionais são objeto de estudo de grande parte das pesquisas que analisam a carreira escolar dos agentes inseridos no campo educacional. O sistema de ensino ... -
A redação escolar : processo e produto das classes de iniciação
(1980)Resumo: Este trabalho tem como objetivo despertar a atenção dos educadores para o problema da redação, atividade peculiar no currículo do primeiro e segundo graus, com implicações mais profundas do que a simples tradução ... -
Referentes político-normativos de cumprimento dos artigos 26-A e 79-B da lei de diretrizes e bases : uma pauta para a igualdade racial nas escolas
(2018)Resumo: O presente trabalho teve por objetivo construir referentes político-normativos para as escolas, sistemas educacionais, movimentos sociais e familiares para orientá-los na execução de uma educação antirracista, mas ... -
A reflexão do professor sobre a sua práxis pedagógica e a questão da relação teoria e prática : um estudo sobre o professor da rede municipal de ensino
(1990)Resumo: A questão da qualificação do professor é entendida no processo de alienação que o trabalho assume na sociedade capitalista. Esse processo responde pela desqualificação do trabalhador em geral, pela forma contraditória ... -
Uma reflexão sobre as concepções dos professores em relação ao processo ensino-aprendizagem na alfabetização
(2003)Resumo: Esta dissertação tem como objetivo principal investigar as concepções de aprendizagem e de alfabetização que embasam as práticas pedagógicas das professoras pesquisadas. Os sujeitos da pesquisa são 12 professoras ...