Utilização de recursos audiovisuais nos estabelecimentos de Ensino de Primeiro Grau
Resumo
Resumo: O relevante papel desempenhado pelos recursos audiovisuais no processo ensino-aprendizagem, fundamentalmente nos primeiros anos de vida escolar, somado à condição de país em desenvolvimento de nossa pátria, conduz à importância de se resgatar o valor dos recursos audiovisuais de baixo custo que possam ser confeccionados pelo próprio professor, contando com a participação direta do aluno. É neste sentido que se propõe, como problemática central deste estudo, verificar a utilização de recursos audiovisuais nos estabelecimentos de ensino de 1° grau de Curitiba. Uma problemática a ser investigada junto aos supervisores escolares, numa tentativa de proceder a uma análise da realidade enfrentada pelas escolas em questão. As hipóteses que direcionaram o presente estudo derivam da concepção de que os recursos audiovisuais são pouco utilizados nos estabelecimentos de ensino em função não só do desconhecimento do próprio recurso audiovisual, de sua correta utilização e dos resultados que eles produzem, como também pelo fato de as escolas serem pobres em recursos audiovisuais por falta de verbas especificamente destinadas. Na medida em que a pesquisa englobou as redes municipal, estadual e privada, outro ponto que foi investigado diz respeito à existência ou não de diferença significativa entre as diferentes redes de ensino no tocante à utilização de recursos audiovisuais. A intenção do presente estudo consiste, portanto, na realização de uma pesquisa a nível de diagnóstico da re alidade vivida pelas escolas de 1° grau de Curitiba que possa subsidiar trabalhos futuros sobre o tema em questão. No momento em que se conhece a realidade circundante é que se pode vislumbrar novas possibilidades e porpor alternativas de ação. A conclusão geral a que se chegou é que os recursos audiovisuais são pouco utilizados nos estabelecimentos de ensino de 1 ° grau de Curitiba, tanto nos da rede oficial quanto da particular. Abstract: Audio-visual resources play a relevant role in the learning-teaching process fundamentally in the first school years. With this in mind, and the fact that Brazil is a developing country, it is felt important to stress the importance of the value of low-price audio-visual resources, which may be prepared by the teachers themselves counting on the direct participation of the students. It is also with this in mind that the central problem of this study is proposed, namely the verification and use ofaudio-visual resources in primary level teaching establishments in Curitiba. This problem has been investigated together with the school supervisors in an attempt to lead to an analysis of the real situation faced by the schools in question.The hypotheses which directed this study derived from the conception that audio-visual resources are little used in educational establishments; that this is due not only because of the lack of knowledge of the audio-visual resource itself, of its improved exploitation, not only beacause of the results which they may produce, but also because the schools are poorly supplied in audio-visual resources due to alack of funding specifically planned for those resources. As this piece of research included the municipal, state and private selectors another area which was investigated was whether there existed a significant difference between the different educational sectors, as far as the use of audio-visual aids was concerned. Our intention, however, is to carry out a piece of research which is diagnostic in nature, linked to the day-to-day reality of this primary schools in Curitiba and which may, in turn, support future work on the theme inquestion. Once the wider reality is known it is possible to be aware of new possibilities and propose alternative action. The overall conclusion reached by this research was that audio-visual resources are under-used in the educational establishments at the primary levels in Curitiba, whether in the public or private sectors.
Collections
- Dissertações [902]