Os três momentos pedagógicos no estágio de docência da licenciatura em fisica : apropriação e tangenciamentos com a dinâmica cultural na escola
Resumo
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo investigar de que maneira licenciandos em Física se apropriam dos Três Momentos Pedagógicos (3MP) (Problematização Inicial, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento) em suas produções didático-pedagógicas no decorrer do Estágio Supervisionado de Docência (ESD) no contexto escolar. Para tanto elencamos como objetivos específicos: i) Propor um instrumento que possibilite a análise de elementos da apropriação de vieses teórico-metodológicos de ensino por parte de licenciandos(as) no âmbito do Estágio Supervisionado de Docência no contexto escolar; ii) Identificar quais são os principais elementos evidenciados pelos(as) estagiários(as) no trabalho com a dinâmica dos 3MP e iii) Caracterizar e analisar a apropriação dos 3MP por parte dos(as) estagiários(as). A investigação foi desenvolvida com cinco licenciandos(as) que cursaram as disciplinas Prática de Docência em Ensino de Física 1 e 2 de um curso de licenciatura em Física de uma universidade pública no estado do Paraná. O instrumento proposto para a análise da apropriação foi constituído por cinco eixos analíticos (01- Concepção sobre educação e docência; 02- Escolha da abordagem teórico-metodológica; 03- Definição de objetivos e conteúdos das atividades; 04- Concepção sobre a metodologia e desenvolvimento das atividades; 05- Percepções quanto ao desenvolvimento das atividades) e por duas dimensões analíticas (a- a apropriação em sua relação com os fundamentos teórico-metodológicos do viés de ensino adotado; b- a apropriação em sua relação com a escola e sujeitos). Para discutir a apropriação dos 3MP a partir da primeira dimensão analítica nos apoiamos principalmente em Delizoicov (1982), Muenchen (2010) e no referencial freireano que fundamenta os momentos pedagógicos. Na segunda dimensão analítica analisamos as possíveis relações entre universidade, escola e sujeitos e o trabalho com os 3MP por parte dos estagiários. Para tanto, embasando-nos no viés cultural, a partir do conceito antropológico de cultura e interculturalidade em Paulo Freire (OLIVEIRA, 2015), articuladamente às contribuições de Forquin (1992, 1993) e à noção de uma dinâmica cultural na escola (ROCKWELL, 1996). Para análise dos dados empíricos, nos embasamos nas técnicas de análise de conteúdo (análise temática e categorial) (BARDIN, 2011). A partir da análise frequencial de índices conectados a distintos aspectos da prática pedagógica, foram elaborados indicadores que deram origem a duas categorias de análise: "Indícios de práticas não bancárias no estágio de docência" e "Instituições e sujeitos escolares: relações e implicações do/no trabalho com os 3MP no Estágio Supervisionado de Docência". Dentre os resultados, delineamos quatro perspectivas de apropriação, nas quais localizamos os(as) estagiários(as): Ilustração do conteúdo, Problematização do conteúdo, Compreensão da realidade e Críticotransformadora. As análises também evidenciaram uma dinâmica de relações e interações entre diferentes universos simbólicos influenciando nas apropriações dos(as) estagiários(as). O presente trabalho foi realizado com apoio do CNPQ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Brasil (nº do processo: 441093/2019-1), no âmbito do Programa Ciência na Escola, Edital MCTIC/CNPq Nº 05/2019. Abstract: The present work aims to investigate how Physics undergraduate students appropriate the Three Pedagogical Moments (3MP) (Initial Problematization, Knowledge Organization, and Knowledge Application) in their didactic-pedagogical productions during the Supervised Teaching Internship (STI) in the school context. In order to do so, we have listed as specific objectives: i) To propose an instrument that allows the analysis of elements of the appropriation of theoretical-methodological teaching biases by undergraduates in the scope of the Supervised Teaching Internship in the school context; ii) To identify which are the main elements evidenced by the interns when working with the dynamics of the 3MP, and iii) To characterize and analyze the appropriation of the 3MP by the interns. The investigation was carried out with five undergraduate students who attended the disciplines Teaching Practice in Physics Teaching 1 and 2 of a degree course in Physics at a public university in the state of Paraná. The instrument proposed for the analysis of appropriation consisted of five analytical axes (01- Conception about education and teaching; 02- Choice of the theoretical-methodological approach; 03- Definition of objectives and contents of activities; 04- Conception about the methodology and development of activities; 05- Perceptions regarding the development of activities) and by two analytical dimensions (a- appropriation in its relationship with the theoretical-methodological foundations of the adopted teaching bias; b- appropriation in its relationship with the school and individuals). To discuss the appropriation of the 3MP from the first analytical dimension, we rely mainly on Delizoicov (1982), Muenchen (2010), and on the Freirean framework that underlies the pedagogical moments. In the second analytical dimension, we analyzed the possible relationships between university, school, and individuals, and the work with the 3MP by the interns. Thus, based on the cultural bias, from the anthropological concept of culture and interculturality in Paulo Freire (OLIVEIRA, 2015), articulated with the contributions of Forquin (1992, 1993), and the notion of a cultural dynamics at school (ROCKWELL, 1996). For the analysis of empirical data, we used content analysis techniques (thematic and categorical analysis) (BARDIN, 2011). From the frequency analysis of indices connected to different aspects of the pedagogical practice, indicators that gave rise to two categories of analysis were elaborated: "Evidence of non-banking type of education in the teaching internship" and "Institutions and school subjects: relationships and implications of/in working with the 3MP in the Supervised Teaching Internship". Among the results, we have delineated four perspectives of appropriation, in which we located the interns: Illustration of the content, Problematization of the content, Understanding of reality, and Criticaltransforming. The analyses also showed a dynamic of relationships and interactions between different symbolic universes influencing the appropriations of the interns. This work was carried out with the support of the CNPQ, National Council for Scientific and Technological Development - Brazil (process number: 441093/2019-1), under the Science at School Program, Announcement MCTIC/CNPq No. 05/2019.
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