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    Utilização de meios de comunicação na disciplina Estudo de Problemas Brasileiros : na Universidade Federal do Paraná

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    D - D - HAROLDO LOPES JUNIOR.pdf (2.787Mb)
    Data
    1981
    Autor
    Lopes Junior, Haroldo
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Tendo em vista a importância da disciplina Estudo de Problemas Brasileiros na formação dos estudantes universitários, bem como o papel significativo que os meios de comunicação podem ter no seu desenvolvimento, resolveu-se verificar como os docentes dessa disciplina aplicam esses meios para ministrar suas aulas. A partir desse problema, este estudo propôs como objetivos: 1. investigar como os professores da disciplina EPB da Universidade Federal do Paraná utilizam os meios de comunicação individuais e de massa, no desenvolvimento de suas aulas; 2. oferecer subsídios para que os docentes de EPB possam utilizar, de forma didática, esses meios de comunicação. Foi realizada uma fundamentação do estudo na qual se demonstrou que o ser humano da atualidade tornou-se um consumidor de informações, tanto no sentido quantitativo como no qualitativo através de emissões gráficas e de sons e imagens. Ainda foi evidenciado que o emprego dos meios de comunicação em sala de aula e fora da sala de aula, além de possibilitar a necessária adequação do processo educativo à sociedade, permite ainda a promoção de maior satisfação e aproveitamento por parte dos discentes com um menor desgaste do professor, isto é, maior produtividade e maior aproveitamento de energia. A pesquisa de campo foi realizada junto aos docentes de EPB na Universidade Federal do Paranã, que responderam a um questionário contendo perguntas relativas à sua utilização de meios de comunicação individuais e de massa. Verificou-se que o uso de meios de comunicação ê prática pouco adotada pelos docentes da disciplina Estudo de Problemas Brasileiros, na Universidade Federal do Paraná. Assim sendo, concluiu-se o presente trabalho recomendando aos docentes o uso de meios de comunicação dentro e fora da sala de aula bem como medidas a serem adotadas pelos órgãos da UFPR. que concentram meios de comunicação, bem como a Coordenação de EPB no sentido de não apenas possibilitar mas também facilitar ao professor aquela tarefa.
     
    Abstract: Considering the importance, for the students development as citizens, of Study of Brazilian Problems, a subject in the higher education curriculum, as well as considering the relevant role that communication resources can play on such development, it was considered pertinent to study how the faculty teaching this subject utilized these resources in their classes. Departing from this problem, this study established two objectives: 1. to investigate how members of the Federal University of Parana faculty, teaching Study of Brazilian Problems, used communication resources - individual means or the media - in their classes; 2. to present to the faculty responsible for teaching Study of Brazilian Problems indications and guidelines about how they can use communication resources didactically in their classes. A theoretical basis regarding the use of communication resources was developed. It evidenced that the human being, at present, has become an information consumer both in the quantitative and qualitative sense. It was also evidenced that the application of communication resources in the teaching-learning process, besides providing the necessary adjustment of the educative process to society, enables the development of students' greater satisfaction and improvement, with lesser effort and greater teachers', productivity and use of energy. The field research was realized having as subjects the members of the Federal University of Parana faculty, teaching Study of Brazilian Problems. The subjects were asked to answer a questionnaire regarding their use of communication resources, either individual means or the media, in their classes. It was evidenced that the use of communication resources in the teaching of Study of Brazilian Problems is not a common practice at the Federal University of Parana. This study concluded, therefore, by recommending the faculty the use of communication resources - produced inside or outside the classroom - in their teaching. It also recommended that the offices related to the organization and dissemination of communication resources, at the Federal University of Parana, as well as the Coordination of Study of Brazilian Problems undertake actions to promote and to facilitate for teachers that use.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/87716
    Collections
    • Dissertações [1017]

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