Três narrativas da infância : a fabulação nas aulas de educação física das séries iniciais
Resumo
Resumo: Neste trabalho trago por meio de narrativas, a experiência de ser uma professora de Educação Física que, desde 1993 vem trabalhando com crianças com idades entre cinco e dez anos. Construo uma reflexão sobre a própria prática, um modo de interagir com a infância que me surpreende. Utilizo uma"metodologia fabulária" ou um modo de educar fabulador sensibilizado, nas aulas de Educação Física das séries iniciais. Construo, no desenvolvimento desta dissertação três narrativas sobre a infância: Narrativa I - Concepções e práticas da Educação Física para o corpo infantil, que traz minha trajetória profissional. Nela trato das motivações da minha escolha pela área da Educação Física e do encontro com a infância. Narrativa II - Corpo que escapa - indefinível infância, preocupo-me em trazer o aprofundamento conceitual quando abordo a infância a partir dos autores que a tencionam como objeto de estudo e pesquisa, e Narrativa III - Metodologia de expressão da infância, práticas educativas de um Corpo Infância. Nesta última parte descrevo como foi se construindo o meu uso da fábula como caminho de mediação durante as práticas corporais. A metodologia do trabalho é a narrativa, que proporciona um meio de investigação e pesquisa na construção de saberes muito próximos, uma vez que me permite investigar a partir e por meio da reflexão da minha própria experiência com a infância e do caminho que trilhei até conduzi-lo do modo que faço hoje. Palavras-chave: Fábula, Infância, Educação Física, Narrativa, Corpo Infância. Abstract: This project is brought in a way of explaining subjects in a less analytical manner. Through narratives I express all my experience as a Phisical Education teacher, teaching children between the ages of five and ten since 1993. By making observations through practice, there is a way of interacting with the childhood that astounds me extracting another side of my being from my professional skills. Utilizing a "fable method" or a way of educating through emotionally affected fable, at the starter series on Phisical Education classes. I create, on this thesis development three narratives about childhood: Narrative I - Phisical education conceptions and practices for the Children's Body that brings my professional path, in which I handle the motives of my choice on the Phisical Education, meeting the childhood's needs. Narrative II - Body that bypasses - nondescript childhood I care to bring with a conceptual deepening when I approach childhood from authors who propose given subjects as the theme of study and research and Narrative III - "Fable education" - education practices in a childhood frame. In this last part I describe how was the building my use of the fable as a methodology of mediation during the bodily practices. The methodology of the project is the narrative, which provides investigation and researching of a close knowledge, once it lets me investigate from and through my own experience with the childhood and the path I took until being able to lead the way I do nowadays. Keywords: Fable, Childhood, Phisical Education, Narrative, Childhood Frame.
Collections
- Dissertações [911]