Navegação Dissertações por título
Itens para a visualização no momento 182-201 of 380
-
Kollokationen zu den Themen Politik und Gesellschaft für fortgeschrittene brasilianische Lernende (ab Niveau B2)
(2018)Resumo: A aquisição de vocabulário em língua estrangeira envolve diferentes aspectos do conhecimento lexical que permeiam a forma, o significado e o uso das palavras. Alunos avançados apresentam certas dificuldades no ... -
L'intercompréhension : un outil didactique pour le développement de l'interlangue? : une expérience avec un groupe intermédiaire d'apprenants de FLE du Celin-UFPR
(2020)Resumo: Esta dissertação tem como base o estágio de ensino de francês como língua estrangeira realizado no Celin-UFPR, em Curitiba, Brasil. O projeto implementado integra as competências linguísticas e culturais dos alunos ... -
L'intercompréhension au service des stratégies de lecture chez les préadolescents : mise en oeuvre et analyse d'un projet pédagogique
(2016)Resumo: No quadro do duplo-diploma Grenoble-Curitiba, especialidade DILIPEM, elaborei um projeto pedagogico numa escola brasileira em Curitiba com um publico de preadolescentes entre 11 e 13 anos. Como base didactica deste ... -
Lampejo no instante do perigo : estudos sobre os aspectos históricos e estéticos do livro A revolta dos guarda-chuvas (1998)
(2023)Resumo: O presente trabalho analisa a obra A revolta dos guarda-chuvas (1998), a qual responde ao contexto histórico-dialético de sua época, tanto na escolha das representações simbólicas da narrativa quanto nas suas ... -
Leitores em Terra sonâmbula e O outro pé da sereia (Mia Couto) : a identidade em questão
(2018)Resumo: Considerando as relações de leitura criadas ao longo das narrativas Terra sonâmbula (1992) e O outro pé da sereia (2006), do autor moçambicano Mia Couto (1955 -), e a remodelação identitária sofrida pelos personagens ... -
Uma Leitura de contos de Cuti : violência e lugar de fala
(2018)Resumo: Assumimos que existe na literatura brasileira uma vertente que pode ser chamada de literatura negra ou literatura afro-brasileira, na qual escritores negros tratam de questões relacionadas à problemática racial ... -
A Leitura de textos literários nas aulas de língua inglesa : uma proposta didática para a educação básica
(2018)Resumo: Esta pesquisa está inserida no campo de estudos linguísticos, buscando um intercâmbio nas áreas de educação e literatura para discutir o uso de textos literários nas aulas de língua inglesa em uma turma de Ensino ... -
Leitura e identidades no discurso de professores de centros de línguas no contexto brasileiro e francês
(2017)Resumo: Tendo em vista questões relacionadas a leitura e identidade, nesta pesquisa busca-se analisar o discurso de professores em dois centros de línguas em contextos distintos, o do Centro de Línguas e Interculturalidade, ... -
Uma leitura geoliterária de A cidade e as serras, de Eça de Queirós
(2022)Resumo: Aclamado por seus romances geralmente identificados como realistas-naturalistas, cujos enredos são, predominantemente, desenvolvidos no ambiente urbano, Eça de Queirós (1845 – 1900) também explorou, em sua obra, ... -
Leitura no suporte digital : um estudo sobre os textos multimodais no TikTok
(2023)Resumo: Este estudo é uma investigação sobre como os leitores digitais abordam textos multimodais/multissemióticos digitais, considerando parâmetros de leitura, linguagem e cognição de vários teóricos. A pesquisa questionou ... -
Lentes translíngues sobre produções escritas em um contexto escolar multilíngue
(2021)Resumo: No cenário em expansão da educação bi/multilíngue no Brasil, cada vez mais se fazem necessárias pesquisas neste campo de estudos, atentando para os diversos contextos e componentes nos quais o bi/multilinguismo ... -
A liberdade em O prisioneiro de Erico Verissimo : uma perspectiva sartreana
(2022)Resumo: A presente pesquisa debruça-se sobre o romance O prisioneiro de Erico Verissimo para investigar a liberdade presente na obra. A análise literária aborda o romance de diversas maneiras, relacionando teorias ... -
Literal and metaphorical frames in Dickens's little dorrit
(2010-10-08) -
Literatura e ciências cognitivas : contribuições para o entendimento do ato de leitura de textos ficcionais
(2021)Resumo: Este trabalho tem por objetivo explorar como o tema da consciência, por meio dos trabalhos dos cientistas cognitivos Steven Pinker, António Damásio, V. S Ramachandran e Ginsburg & Jablonka, relaciona-se com a ... -
Literatura, história e identidade em diálogo : Memorial do Convento, de José Saramago, e Il Gattopardo, de Tomasi di Lampedusa
(2020)Resumo: A proposta desta dissertação é a leitura em cotejo de dois textos representativos das literaturas de Portugal e da Itália no século XX, respectivamente, Memorial do convento (1982), de José Saramago (1922-2010), e ... -
Língua e cultura no ensino de PLE : visões de professores do CELIN-UFPR a partir do uso de material didático.
(2015)Resumo: Este trabalho teve por objetivo verificar quais são as visões dos professores do PLE-CELIN sobre língua e cultura, principalmente em relação ao ensino de língua e como eles veem a relação entre língua e cultura no ... -
Língua, texto e escrita : as ideologias linguísticas no Exame Nacional do Ensino Médio e a política linguística para o português no Brasil
(2017)Resumo: A presente dissertação tem, como objetivo geral, investigar como se configuram políticas linguísticas e de letramento promovidas pelo Exame Nacional do Ensino Médio. A partir de diversos autores (entre eles SHOHAMY ... -
O lugar do sujeito na Lei da Anistia
(2015)Resumo: Este trabalho analisa, com base em pressupostos teóricos da AD francesa de vertente pecheutiana, de que maneira a promulgação da Lei 6.683/1979 (Lei da Anistia), que regulamenta socialmente a condição de anistiado, ... -
Luís da Silva e Álvaro Silvestre : análise das personagens pelo viés materialista histórico-dialético
(2024)Resumo: Esta pesquisa pretende abordar por intermédio da literatura comparada as obras Angústia (1936), de Graciliano Ramos (1892 - 1953) e Uma Abelha na Chuva (1953), de Carlos de Oliveira (1921 - 1981), ambas inscritas ... -
L’Enseignement de la prononcioation du système vocalique français à un public lusophone brésilien : une approche verbo-tonale
(2018)Resumo: Este trabalho de pesquisa-ação na didática do ensino da pronúncia em contexto lusófono se inspira nas diferentes metodologias que têm percorrido as práticas da fonética corretiva há vários séculos. O principal ...