Leitura e identidades no discurso de professores de centros de línguas no contexto brasileiro e francês
Visualizar/ Abrir
Data
2017Autor
Lima, Fernanda Macedo de Oliveira, 1978-
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: Tendo em vista questões relacionadas a leitura e identidade, nesta pesquisa busca-se analisar o discurso de professores em dois centros de línguas em contextos distintos, o do Centro de Línguas e Interculturalidade, Celin-UFPR, no Brasil, e o do departamento de Langues pour Spécialistes d'Autres Disciplines, Lansad-UGA, em Grenoble, na França. A investigação parte das representações identitárias dos professores desses centros, analisadas por meio do discurso sobre as experiências que tiveram no ensino/aprendizagem da leitura em língua inglesa. Para isso, foram utilizadas as teorias do discurso propostas por Bakhtin e Voloshinov e por pesquisadores cujos trabalhos têm por base o Círculo de Bakhtin. O estudo está estruturado em cinco capítulos. Primeiramente, há a introdução da pesquisa em linhas gerais e a apresentação de sua proposta. No capítulo 2, língua, leitura e identidade são abordadas, considerando-se concepção e ensino de língua, ideologias e políticas linguísticas. No capítulo 3, é exposto o contexto de pesquisa, assim como a abordagem metodológica e os instrumentos utilizados para a geração de dados. No capítulo 4, os dados são analisados e, finalmente, em um último capítulo, são traçadas as considerações finais. Tais considerações podem servir para que futuras pesquisas sejam feitas de modo a sugerir ações que possam efetivamente contribuir para que a leitura seja trabalhada de forma significativa, levando-se em conta as interações nas atividades socioculturais. PALAVRAS-CHAVE: Leitura. Identidades. Discurso. Língua inglesa. Abstract: In this research, we analyze the discourse of teachers in two language centers in different contexts, the Centro de Línguas e Interculturalidade, Celin-UFPR in Brazil, and the department of Langues pour Spécialistes d'Autres Disciplines, Lansad-UGA, in Grenoble, France. The research starts with the teachers' identity representations from these language centers, analyzed through the discourse about the experiences they had in teaching / learning reading in English. For that, the theories of discourse proposed by Bakhtin and Voloshinov and the studies based on the Bakhtin Circle were used. The study is structured in five chapters. First, as an introduction, the research proposal is presented in general terms. In chapter 2, language, reading and identity are mentioned, considering the language conception and teaching, ideologies and linguistic policies. In Chapter 3, the research context, the methodological approach and the instruments used for the generation of data are presented. In Chapter 4, the data analysis is done and, finally, in a last chapter, the final considerations are presented and they may serve for future research in order to suggest actions that can effectively contribute to the teaching of reading in a significant way taking into account the interactions in sociocultural activities. KEYWORDS: Reading. Identities. Discourse. English language.
Collections
- Dissertações [380]