• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016016P7 Programa de Pós-Graduação em Letras
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016016P7 Programa de Pós-Graduação em Letras
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    L'intercompréhension : un outil didactique pour le développement de l'interlangue? : une expérience avec un groupe intermédiaire d'apprenants de FLE du Celin-UFPR

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - CONSTANCE SCHAEFFER.pdf (2.311Mb)
    Data
    2020
    Autor
    Schaeffer, Constance Marie Bertille, 1996-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Esta dissertação tem como base o estágio de ensino de francês como língua estrangeira realizado no Celin-UFPR, em Curitiba, Brasil. O projeto implementado integra as competências linguísticas e culturais dos alunos e faz parte de uma abordagem plurilíngue. Assim, o objetivo desta dissertação é demonstrar a relevância das atividades de intercompreensão entre as línguas românicas para a construção da interlíngua dos nossos alunos falantes de portugues. A primeira parte é dedicada à apresentação do contexto universitário e institucional, bem como à descrição do projeto de estágio. A segunda parte, que constitui o quadro teórico, permite abordar e explicar os dois conceitos-chave da nossa pesquisa : intercompreensão e interlíngua. Por fim, na terceira parte, são apresentadas as análises dos materiais coletados, bem como a metodologia escolhida Palavras-chave: intercompreensão, línguas românicas, competência plurilíngue, biografia linguística, interlíngua.
     
    Abstract: This master thesis refers to the teaching internship of French as a foreign language carried out at Celin-UFPR, in Curitiba, Brazil. The implemented project is based on the learners' language and cultural skills and is part of a plurilingual approach. Thus, the objective of this thesis is to demonstrate the relevance of intercomprehension activities between roman languages, and its influence for the construction of the interlanguage of our Portuguesespeaking learners. The first part is assigned to both the presentation of academic and institutional contexts and the description of the internship project. The second part, which constitutes the theoretical framework, allows to approach, and explain the two thesis key concepts: intercomprehension and interlanguage. Finally, in the third part, the analysis of the collected data and the promoted methodology are presented. Keywords: intercomprehension, Roman languages, plurilingual competence, language biography, interlanguage
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/70221
    Collections
    • Dissertações [422]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV